Um dos mais belos visuais entre os carros lançados nos últimos dois anos no Brasil, o Honda HR-V agrada em diferentes aspectos. Avaliado durante uma semana pelo GuarulhosWeb na versão top de linha EXL, com câmbio automático, o SUV compacto da marca japonesa oferece o conforto esperado para quem busca um veículo para cidade e estrada.
Não é para o tiozão. Talvez possa ser apresentado como o veículo da tiazinha, já que tem jeito e cara de carro de mulher, geralmente jovem, casada, mãe de um ou dois filhos, que o utiliza a maior parte do tempo dentro da cidade. Para tanto, cumpre muito bem sua missão, já que não oferece um desempenho fora do comum. Mas no final de semana, quando o maridão assume o volante, ele não irá se decepcionar na estrada.
Como todo bom Honda, ele mantém um ritmo interessante, mas suave com o motor 1.8 i-VTEC aliado à transmissão CVT. Como minivan familiar, apresenta-se bonita, bem acabada, que chama a atenção e tem um comportamento discreto. Tem trocas de marchas precisas, mas sem uma reação mais rápida. É tudo em seu tempo certo, sem sobressaltos. Se pisar mais forte no acelerador, por exemplo, vai sentir uma reduzida de marchas mais forte e um pouco de demora para reagir. Mas isso decorre da priorização do conforto.
O motor i-VTEC 1.8 gera potência máxima de 139 cv a 6.300 rpm e torque de 17,44 kgfm a 5.000 rpm com a utilização de etanol – quando abastecido com gasolina, são 140 cv a 6.500 rpm e 17,34 kgfm a 4.800 rpm. Para garantir performance com segurança, toda a linha HR-V traz, de série, o controle de tração/estabilidade VSA (Vehicle Stability Assist) e o sistema de direção MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering).
Valorização dos espaços internos
O cockpit do HR-V tem design esportivo, com o console central elevado, que cria ambientes exclusivos para o motorista e o passageiro da frente. Essa “separação” valoriza o espaço de cada um, passando a ideia de uma maior amplitude. O prazer de dirigir se intensifica pela posição mais alta, típica de um SUV.
A versão EXL vem com bancos em revestimento em couro e ar-condicionado digital com comandos touch screen, o que garante ainda mais requinte. Ele também tem um dos mais modernos sistemas multimídia do mercado, que permite o espelhamento de um dispositivo móvel via HDMI no monitor LCD de 7” multi touch screen.
O bom espaço interno não significa um exagero do lado de fora. São 4.295 mm de comprimento (tamanho de carros compactos um pouco maiores), 1.586 mm de altura, 2.610 mm de entre-eixos, 1.770 mm de largura e a disposição central do tanque de combustível. Por isso, cinco passageiros vão muito bem, sem apertos. O porta-malas possui 437 litros de capacidade. Ou seja, dá para levar a bagagem de todo mundo.
Equipamentos melhoram condução e segurança
O Honda HR-V EXL é equipado com o HSA (Hill Start Assist), assistente de partida em rampa, que mantém o veículo freado por alguns segundos para auxiliar a saída em aclives. Também são itens de série os pneus 215/55 R17, as rodas de 17” com design esportivo e o sistema de freios a disco nas quatro rodas com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição de frenagem).
O HR-V conta com freio de estacionamento eletrônico (EPB) e sistema Brake Hold de série, que permite ao motorista acionar o freio e manter o carro parado por um longo período, como em um congestionamento. O controle é automaticamente ativado. Mesmo que tire o pé do pedal, o veículo permanecerá freado e, ao acelerar, o freio é automaticamente liberado, oferecendo mais conforto em trânsito urbano.
O que o EXL oferece a mais
– bancos em revestimento em couro
– ar-condicionado digital com comandos touch screen
– sistema multimídiao, que permite o espelhamento de um dispositivo móvel via HDMI
– monitor LCD de 7” multi touch screen.
– retrovisores com rebatimento elétrico
– função Tilt Down, que ajusta para baixo automaticamente o espelho retrovisor direito quando o motorista engata a marcha à ré
– luzes indicadoras de direção em LED nos retrovisores.
A família HR-V
LX MT – R$ 77.500,00
LX CVT – R$ 83.500,00
EX CVT – R$ 89.067,00
EXL CVT – R$ 97.233,00 – (modelo avaliado)
• Acréscimo de R$ 1.200 para pintura metálica/perolizada