Batizado de Novo Civic Geração 10, o sedã da Honda passa pela maior e mais extensa renovação do modelo em toda sua história. Mais ainda que o New Civic, que chegou em 2007 praticamente como um novo carro em relação ao anterior. Hoje, ele surge como um automóvel mais sofisticado, espaçoso, seguro e tecnológico, com eficiência e desempenho. Segundo o fabricantes, Completo de série, o modelo inova na estrutura de versões, adotando características e equipamentos distintos, que foram pensados de acordo com os diferentes perfis de clientes.
A Honda informa que, ao desenvolver o novo Civic, os designers e engenheiros tinham como objetivo entregar um sedã mais esportivo e premium, que resgatasse as proporções agressivas e o porte atlético das gerações anteriores, com um claro avanço do design para o futuro. O novo Civic é mais baixo e largo, com um pequeno balanço frontal e um conjunto de rodas e pneus mais largos.
Apresenta ainda traços marcantes complementados e acentuados por detalhes de design como os vincos que percorrem a carroceria, a dianteira e os arcos de rodas destacados. O desenho de capô elevado define as linhas de caráter da nova dianteira que segue a identidade visual Solid Wing Face, destacando o emblema Honda no centro da moldura cromada (black piano na versão Sport) em forma de asa e margeado pelos novos faróis com iluminação totalmente em LED na versão Touring.
As colunas de para-brisa ultrafinas dão ao interior um ar arejado e excelente visibilidade, unindo-se à linha do teto e formando um arco suave que segue pela coluna C e termina nas lanternas traseiras em formato de bumerangue, iluminadas por LED. O efeito geral é de dinamismo e sofisticação, que dá ao novo Civic uma estética inconfundível.
Conforto e espaço
O interior completamente novo do modelo foi desenhado para combinar com a modernidade e a sofisticação do exterior e proporcionar conforto ampliado, aliado ao uso de tecnologias e materiais de alto padrão.
Os engenheiros da Honda conseguiram liberar mais espaço para as pernas do motorista reduzindo o avanço do painel de instrumentos na área dos joelhos, da mesma forma que o espaço para as pernas no banco traseiro foi ampliado em 27 mm. O porta-malas foi significativamente ampliado para até 525 litros, com posição de carregamento baixa, ampla abertura e área de carga mais larga que a do modelo anterior. O console central, completamente reconfigurado, traz 7,2 litros de capacidade, permitindo o alojamento de tablets ou de garrafas de água grandes, com a tampa fechada.
Versões para diferentes perfis
O novo Civic chegará ao mercado em três propostas: EX e EXL, com um perfil mais elegante e focado no conforto e na tecnologia, para atrair os consumidores atuais do modelo; as inéditas Sport, com personalidade esportiva e jovial; e Touring, com apelo superior para competir com os sedãs sofisticados.
Serão duas opções de transmissão, sendo uma manual de seis velocidades (Sport), e uma continuamente variável: (Sport, EX, EXL e Touring).
O novo Civic também terá duas opções de motorização – 2.0 FlexOne, para as versões Sport, EX e EXL e 1.5 Turbo para a Touring.
A motorização 2.0 i-VTEC FlexOne, com 155 cv a 6.300 rpm e 19.5kgfm a 4.800 rpm no etanol – disponível nas versões EX, EXL e Sport – é acoplada pela primeira vez à transmissão continuamente variável (CVT). A transmissão traz a opção de sete marchas simuladas que podem ser trocadas por borboletas atrás do volante. A versão Sport traz uma caixa manual de seis velocidades como opção.
O novo motor 1.5 de quatro cilindros, que equipa a versão Touring, traz turbo de baixa inércia, injeção direta, variação de tempo de abertura de válvulas (VTC) e válvula wastegate eletrônica, gerando 173 cv a 5.500 rpm, com o torque linear de 22.4 kgfm entre 1.700 rpm a 5.500 rpm. Este propulsor é acoplado a uma nova transmissão continuamente variável que entrega ampla potência ao longo de toda a faixa de trabalho do motor.
Equipamentos
Cada versão do Novo Civic Geração 10 traz equipamentos condizentes com o perfil de seu consumidor, adequando o veículo à sua proposta de uso. Para os clientes que buscam conforto e tecnologia há as versões EX e EXL: a versão EX traz, como complemento aos equipamentos de série do Civic, as rodas de 17 polegadas com acabamento diamantado, bem como a grade frontal cromada. O modelo também recebe retrovisores rebatíveis eletricamente com repetidores laterais integrados em LED, faróis com acendimento automático, bancos revestidos em couro com costuras, velocímetro digital e áudio com tela de 5 polegadas.
A EXL, por sua vez, acrescenta ar-condicionado automático de duas zonas, multimídia com tela de sete polegadas touchscreen com navegador e interface para smartphone, entrada HDMI, duas portas USB, dois tweeters dianteiros e dois traseiros. Além disso, agrega como destaque o painel de instrumentos com tela de TFT de alta definição, inédito na categoria.
A versão Sport, inédita, tem como complemento aos itens de série, equipamentos que acentuam o caráter esportivo do sedã com itens exclusivos. O estilo é reforçado com a grade frontal em black piano e pelas rodas escurecidas de 17” exclusivas da versão. O visual agressivo fica destacado pelos faróis com projetores e luzes de neblina dianteiras. Internamente, a forração exclusiva dos bancos em tecido premium na cor preta entrega um sensação de sofisticação e esportividade. A versão recebe ainda o velocímetro digital com conta-giros analógico e áudio com tela de 5 polegadas. Para completar, é a única que pode ser equipada com a transmissão manual de seis velocidades.
Os consumidores que buscam um produto ainda mais sofisticado contam com a opção Touring, que traz o potente motor 1.5 Turbo associado à nova transmissão CVT, e agrega equipamentos inéditos não só para o modelo, mas também para o segmento. Caso do sistema LaneWatch, que estreou no Accord e minimiza os pontos cegos por meio de uma câmera posicionada abaixo do retrovisor direito, reproduzindo as imagens na tela central e oferecendo mais segurança em mudanças de faixa; e do conjunto ótico dianteiro Full LED (totalmente em LED), inclusive os faróis de neblina.
Este modelo traz também entre seus equipamentos, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, bancos dianteiros com ajuste elétrico em oito direções, sensor de chuva, retrovisor interno fotocrômico, teto solar elétrico, e sistema de partida por botão no painel ou pelo controle remoto, que permite, também, a entrada e partida do carro sem a necessidade de acionar a chave. Outro diferencial da versão é o painel e guarnição das portas com acabamento em alumínio escovado e as maçanetas externas cromadas, reforçando a sofisticação da versão.
Preços:
Sport Manual: R$ 87.900
Sport CVT: R$ 94.900
EX CVT: R$ 98.400
EXL CVT: R$ 105.900
Touring: R$ 124.900