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Com Captur, Renault dá salto para o futuro mesmo na versão de entrada

Para quem estava acostumado com as linhas rústicas da Duster, o único SUV oferecido pela Renault no Brasil até o início deste ano, certamente se surpreendeu com o design “sensual e elegante” – como cita o material de divulgação do modelo – do Captur. O modelo, oferecido em versões com motores 1.6 e 2.0, iguaizinhos aos do irmão, surpreende justamente pelo visual moderno e audacioso, em tempos que quase todos os concorrentes vão para o lugar comum. 
 
O GuarulhosWeb avaliou um modelo equipado com motor 1.6 e câmbio manual, a princípio o menos interessantes entre as opções oferecidas. Porém, no final, levando-se em consideração o velho e bom custo-benefício, nada mal. Tem boa altura do solo, ótima posição de direção, além de excelente espaço interno propiciado pelo comprimento e entre-eixos maiores. 
O motor 1.6 SCe, que oferece 120 cv de potência com etanol e 118 cv a 5.500 rpm com gasolina, é ideal para quem busca um SUV mais em conta, mas eficiente e que dá conta do recado principalmente na cidade. O câmbio manual de cinco marchas dá conta do recado e garante mais economia.  
 
Visual moderno é principal atrativo
O Renault Captur tem no visual seu maior ponto positivo, com elegância e linhas bem marcadas. A pintura biton – entre 13 combinações de cores, nove são em duas tonalidades – garante um efeito harmônico e dá um tom de personalização. A dianteira traz luzes diurnas de LED, no formato de “C” ao redor dos faróis de neblina, que alongam a grade inferior, transmitem elegância. Os faróis têm desenho fluído, enquanto o capô tem dois vincos bem marcados.
 
Na lateral, há um grafismo cromado na parte inferior das portas, acompanhando a linha de cintura elevada. O SUV chama atenção pelas linhas fluidas e lateral esculpida, além dos músculos formados pela carroceria acima do para-lama traseiro. As rodas de 17’’, disponíveis com dois desenhos, integram o conjunto. Na traseira, lanternas de LEDS, ponteira do escapamento cromada e um friso cromado abaixo do porta-malas que percorre quase toda a extensão do para-choque. 
 
Novo padrão e conectividade
Internamente, o Captur foge do padrão Renault, inaugurando um novo estilo. O quadro de instrumentos tem ótima leitura e desenho moderno, associando um velocímetro digital e displays em formato de meia-lua de cada lado. O computador de bordo digital é visualizado logo acima do conjunto. 
 
O modelo conta com 12 porta-objetos úteis e práticos para o uso diário, localizados nos painéis das portas, console central, painel de bordo e porta-luvas. O Captur acomoda cinco passageiros com o conforto, graças aos 4,33m de comprimento e 2,67m de entre-eixos. Mesmo no banco traseiro, três pessoas podem viajar confortavelmente. O porta-malas é o maior entre seus concorrentes e tem capacidade para 437 litros.
 
Como não poderia deixar de ser em um carro que se baseia na modernidade, o Captur é todo conectado. O Media Nav – disponível em todas versões – permite acesso fácil a qualquer funcionalidade da central multimídia, através da tela touchscreen de 7”. Há  GPS integrado, Bluetooth®, câmera de ré, eco-scoring e eco-coaching. 
 
O SUV traz chave cartão que possibilita a ignição simplesmente com a presença do cartão no interior do veículo. Já a abertura e o travamento das portas e do porta-malas acontecem por aproximação ou afastamento, sem necessidade de tocar no cartão.  O SUV oferece também uma opção de condução mais confortável e segura: toda a gama inclui de série o controle de velocidade de cruzeiro (cruise control), que atua conjuntamente com o limitador de velocidade. O sistema é ideal ao conduzir por uma zona de velocidade controlada.
 
Equipamentos 
– sensor crepuscular 
– sensor de chuva 
– direção eletro-hidráulica com esforço variável
– retrovisores laterais rebatíveis eletricamente 
– ar-condicionado automático
– velocímetro digital 
– vidros elétricos nas quatro portas.
–  controle eletrônico de estabilidade (ESP)
–  controle eletrônico de tração (ASR)
– quatro airbags de série (dois frontais e dois laterais). 
– sistema de fixação ISOFIX para duas cadeirinhas infantis no banco traseiro
– luzes de rodagem diurna LED (DRL)
– freios ABS
–  auxílio de frenagem de emergência (AFU) 
– distribuição eletrônica de frenagem (EBD)
– assistência de partida em rampas (HSA)
– câmera de ré 
– sensores de estacionamento traseiros 
 

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