Honda Fit EX 2019, o carro que se mantém confiável por não surpreender
São poucos os carros que se mantém no mercado por mais de 15 anos, mantendo a mesma proposta, pequenas alterações visuais, na motorização e no câmbio. Em 2003, quando foi lançado no Brasil, o Honda Fit se apresentava como uma proposta inovadora, a partir de uma proposta diferenciada, para ganhar (e oferecer) espaço entre os compactos, o modelo 2019 segue na mesma batida e tem como uma das principais qualidades o fato de não surpreender.
Nestes 16 anos de estrada, o Fit evoluiu, mas sempre com avanços conservadores, apresentando neste tempo todo apenas duas mudanças estéticas expressivas (o New Fit em 2008 e atual geração em 2014). Neste meio de caminho, novas motorizações, sempre variando entre o 1.4 e o 1.5, com câmbios manual e o emblemático CVT, que pode ser considerado uma mudança de paradigmas antes mesmo dos automáticos ganharem espaço no mercado.
Desta vez, o GuarulhosWeb avaliou a versão EX 2019 durante uma semana. E a grata surpresa é o fato de não ter surpresas. Sim, o Fit se mantém um carro confiável, com excelente espaço interno, com bom rendimento na cidade com comportamento tranquilo na estrada. Ou seja, testado e aprovado por seus consumidores, o Fit é garantia de boa compra.
O silêncio a bordo, marca da Honda, está sempre presente. O ainda competitivo e eficiente câmbio CVT propõe mudanças de marchas tranquilas, sem solavancos, com respostas precisas. Há a possibilidade de simulação de trocas de marchas (sete), por meio de borboletas atrás do volante. O motor é ainda o 1.5 i-VTEC FlexOne, com controle eletrônico variável de sincronização e abertura de válvulas. Com etanol, esse propulsor gera 116 cv de potência a 6.000 rpm e 15,3 kgf.m de torque a 4.800 rpm. Quando abastecido com gasolina, são 115 cv a 6.000 rpm e 15,2 kgf.m a 4.800 rpm.
O Honda Fit 2019 EX, intermediário, que custa R$ 75,9 mil, apresenta proposta interessante, com chegada da central multimídia com suporte aos principais sistemas de espelhamento para smartphones. Conta também com câmera de réquatro airbags (frontais e laterais), controles de tração e estabilidade, iluminação diurna por LED, ar-condicionado automático digital, piloto automático e rodas de liga leve aro 16 polegadas.
No design frontal e traseiro, luzes diurnas de rodagem e lanternas em LED. Na renovação visual adotada ainda em 2017, destaque para os novos para-choques de desenho mais encorpado, grade frontal redesenhada, bem como novos faróis e lanternas.
As inéditas lanternas com iluminação em LED também acendem na região das colunas traseiras, aumentando ainda mais a visibilidade e a segurança e são item de série em todas as versões. Elas oferecem o sistema de sinalização em frenagens de emergência ESS (Emergency Stop Signal) que, em frenagens bruscas, piscam automaticamente e de forma rápida e intermitente para alertar o condutor que vem atrás, minimizando o risco de colisões traseiras.
O que o Honda Fit EX oferece de série
– ar condicionado digital automático, com painel touchscreen para regulagem de temperatura e intensidade,
– direção elétrica,
– vidros elétricos em todas as portas,
– regulagens de altura e profundidade da coluna de direção,
– porta-objetos espalhados pelo interio
– Central multimídia que traz navegador integrado e conectividade com o sistema Apple CarPlay e Android Auto
– descansa-braço central com revestimento em couro,
– volante com paddle-shifts
– setas nos retrovisores externos
– volante revestido em couro com controles do piloto automático (Cruise Control).
– câmera de ré com três ângulos de visão (panorâmica, normal e superior), entradas auxiliares e USB.