A igreja da Nossa Senhora do Bonsucesso, que é palco de tradicionais manifestações religiosas na cidade, foi reformada e está pronta para receber milhares de fiéis a partir do final de semana para celebrar a 269º Festa da Carpição. Depois da grande reforma, iniciadas no ano passado, a igreja, que já é patrimônio histórico de Guarulhos desde 2007, vai trazer para o mês de agosto diversas atrações para a comunidade.
De acordo com a secretária da paróquia, a abertura e a celebração da festa estava prevestiva para começar no último final de semana, a partir das 16h, com cortejo do mastro da Nossa Senhora do Bonsucesso e apresentações artísticas.
Reforma – Segundo o padre Renato Bernardes Duarte, toda a igreja foi reformada, desde o final do ano passado, depois de sofrer com problemas com cupins. "Foram trocados os telhados, reformaram o forro, trocaram o piso, fizeram uma nova pintura", conta ele. Além de ter feito a manutenção das obras de arte e esculturas.
A festa – A igreja existe desde século XIX e possui uma das festas mais tradicionais e antigas do município. Para o padre, o festejo, que acontece sempre no mês de agosto, é um importante contexto histórico para a cidade. "A festa já é considerada folclórica, e é muito bom para a população vivenciar este momento", conta ao criticar que muitos moradores de Guarulhos não comparecem à festa. "Tem muita gente de fora, como Arujá, Itatiba, que vem para festejar, mas, infelizmente, falta a presença dodiocesano dom Luiz Gonzaga Bergonzini.Significado – O nome carpição por advir do conceito de carpir ou limpar a área de entorno da igreja nos dias de festas aos santos, área essa considerada sagrada e hoje reinterpretada no carregar terra, também pode associar-se a "carpir"ou seja, prantear ou chorar, de onde vem carpideira.