A tradicional bênção da terra e a fixação do mastro de Nossa Senhora do Bonsucesso marcaram, nesta segunda-feira, a 269ª edição da Festa da Carpição. Todos os anos, fiéis de várias cidades do Estado vêm a Guarulhos em busca dos poderes milagrosos e de cura atribuídos à terra retirada ao redor da igreja. Este ano não foi diferente, pois mais de mil pessoas participaram das celebrações.
A crença surgiu há muito tempo, numa época em que as pessoas carpiam e limpavam o pátio da igreja para a realização da festa religiosa. Muitos sofriam de enfermidades e faziam promessas, trocando seu trabalho pela cura. Dessa forma, a crença se espalhou e muitas pessoas procuram por um pouco da terra abençoada.
Prova disso são as irmãs Izoete Maria Rosa e Hilda Maria Rosa Almeida, que saíram de Mairiporã nesta segunda-feira rumo a Guarulhos em busca de um pouco de terra. O ritual acontece há muito tempo, desde a época em que ambas eram crianças. "Quando éramos pequenas não perdíamos uma festa, nós vínhamos de caminhão com nossos pais, que tinham oito filhos. Todos acompanhavam e tinham muita fé", salienta Izoete.
Odila Hohne Sigg e o marido Alfredo Sigg são moradores de Guarulhos há mais de 40 anos. Odila é professora de Artes aposentada, conheceu a história da tradicional festa e se encantou. O casal que reside no Jardim Tranquilidade participa da Festa da Carpição há 12 anos. "O que temos dentro de nós é uma fé muito grande. Viemos agradecer todas as graças recebidas, a saúde e o bem-estar dos filhos e da família, e levar um pouco de terra pro nosso jardim."
Moradora de Atibaia, Fausta Pereira Santos prestigiou a festa ao lado da sogra e da neta. "Eu participo da festa todo ano, há mais de 30 anos. Toda a família participa. Antes vinham a cavalo, depois de caminhão e agora usamos o ônibus. Desta vez foram dois ônibus, quase 100 pessoas que saíram de Atibaia para pegar um pouco da terra, agradecer e pedir bênçãos. Todos são muito devotos de Nossa Senhora do Bonsucesso".
Outro momento marcante da Festa da Carpição foi a fixação do mastro de Nossa Senhora do Bonsucesso, que simboliza uma homenagem à santa bem como uma elevação dos pedidos ao céu. O mastro seguiu em procissão a partir do Salão Paroquial (ao lado da Igreja de São Benedito) até a frente da igreja de Nossa Senhora do Bonsucesso. Os 150 metros de distância que separam um lugar do outro foram marcados por muita cantoria e emoção.
A Festa da Carpição realizada sempre na primeira segunda-feira de agosto serve como preparação para a mais importante comemoração religiosa da cidade: a Festa de Bonsucesso, que neste ano acontecerá nos dias 28 e 29. Durante todo o mês serão realizadas missas e novenas, além de uma extensa programação cultural nos fins de semana.