Somente no primeiro semestre deste ano, a Ecopistas, concessionária que opera o Corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto, registrou 13 acidentes envolvendo bicicletas. Do total de casos, 10 pessoas ficaram feridas e duas morreram.
Devido à gravidade da situação verificada, a concessionária implantou, nesta terça-feira, campanha para conscientizar ciclistas sobre questões de segurança ao pedalar em rodovias. A ação acontece todos os dias, entre 8h e 10h e das 17h às 19h. Para isso, as ambulâncias da concessionária que não estiverem em atendimento ficarão estacionadas em pontos estratégicos do corredor à disposição dos ciclistas.
Profissionais da saúde, que atuam diariamente em atendimento às ocorrências registradas pela Ecopistas, darão dicas de como trafegar em segurança nas estradas, sobre os equipamentos de proteção e o traje ideal para pedalar em rodovias, como roupas claras.
Além disso, uma tarja refletiva será entregue a cada ciclista para ser colocada na bicicleta, com o objetivo de facilitar a sua visualização no período noturno.
Esta campanha faz parte do Plano de Redução de Acidentes (PRA) da concessionária, que além de medidas de engenharia, inclui a conscientização de condutores, pedestres e ciclistas que utilizam o corredor.