A reportagem do Guarulhos Hoje pesquisou estabelecimentos para verificar se estão de acordo com a lei do Antifumo. A maioria coloca placas referentes à lei e não deixa os frequentadores fumarem dentro do local. "Todo mundo vai fumar lá fora e, inclusive, deixamos até um cinzeiro para jogarem as bitucas", conta o gerente do restaurante Choupana, Helio Pereira, 35 anos, que fica na avenida Paulo Faccini. Ele diz que muitas pessoas já adaptaram com a situação. "No começo houve até uma manifestação, mas as pessoas já se acostumaram", completa.
Já no Maria Cereja, eles nunca passaram disponibilizaram um espaço para os fumantes. "A gente nunca deixou alguém fumar, mesmo antes da lei", explica César Aparecido Borba, 40, gerente do restaurante. Segundo ele, como muitas pessoas não ficam por muito tempo no local, nunca teve problemas com ninguém. "O pessoal nunca reclamou de nada sobre isto", completa.
A exemplo do que mostram os números da pesquisa da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo. a fiscalização estar sempre por perto na cidade. "Uma ou duas vezes por mês o fiscal aparece para fazer a inspeção", fala Josinei Abelo, 28, maître do restaurante Ponto KA.