Cidades

Aeroporto de Guarulhos registra maior número de atrasos de voos

Só entre janeiro e julho desta ano 18% dos voos partiram com atrasos superiores a 30 minutos

Responsável por aproximadamente 10% do tráfego aéreo nacional, o Aeroporto Internacional de Guarulhos é o líder em atrasos de voos. Além dos problemas com pontualidade nos horários, falta de assistência por parte das companhias aéreas e informações desencontradas são causas que contribuem para o retardamento, segundo Juizado Especial.

No período de janeiro a julho de 2010, o Aeroporto registrou um total de 70.097 partidas de vôos das empresas aéreas. Desse montante, aproximadamente 18% registraram atrasos superiores há 30 minutos – ou seja, pouco mais de 12 mil atendimentos prejudicados.

A marca negativa cresceu 8% nos sete primeiros meses deste ano, em relação ao ano letivo de 2009. No último ano, Guarulhos registrou índice de quase 11% de atrasos e ultrapassou o limite tolerável, de 10%, definido pela Aeronáutica. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) esclarece, por meio de assessoria de imprensa, que as causas de atrasos de voos são diversas, podendo envolver situações meteorológicas e operações das companhias aéreas, dentre outros fatores.

Tam lidera – Das 48 transportadoras aéreas que operam no Aeroporto de Guarulhos, de acordo com levantamento efetuado pela Infraero, as que registraram os percentuais mais elevados de atrasos acima dos 30 minutos foram: Tam (22,55%), Gol (12,57%), Webjet (19,94%) e a Avianca Brasil (ex-Ocean Air) (13,28%).

Desde o dia 23 de julho deste ano, data de início de funcionamento do Juizado no Aeroporto de Cumbica, as principais reclamações registradas se referem a atraso de voo com 263 reclamações, em seguida cancelamento com 122 e no mesmo processo, falta de assistência por parte da empresa aérea, 230, falta de informação, 264 e problemas com a bagagem, 104.

"Estou esperando há mais de 40 minutos para ser atendido e ter a possibilidade de registrar a minha reclamação contra a Tam. Além de cancelar o meu vôo com destino à Itália, tive de gastar seis mil para conseguir novos bilhetes e mais as multas pelo cancelamento", disse, irritada, a passageira Vilma Lima, 43 anos, sobre o atraso no atendimento do Juizado Especial e da empresa de transporte aéreo.

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