Cidades

MP convoca Prefeitura e companhias aéreas para diminuir poluentes

O encontro está previsto para a primeira quinzena de outubro

Empresas que operam no Aeroporto de Guarulhos e a Prefeitura estão convocados pelo Ministério Público Estadual para uma reunião sobre possíveis soluções contra o excesso de poluentes despejados pelas aeronaves no meio ambiente. O encontro está previsto para a primeira quinzena de outubro.

Neste encontro proposto pelo MP, através do promotor Ricardo Manoel de Castro, com o Governo Municipal e as empresas, será definida se a questão será tratada por abertura de ação civil pública ou termo de ajustamento de conduta. "A maneira com que o assunto será conduzido depende do que as empresas irão apresentar em outubro", explica Alexandre Kise, secretário de Meio Ambiente.

Um relatório apresentado ao Ministério Público com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) demonstra que foram emitidas aproximadamente 35 toneladas de dióxido de carbono (CO2) no trajeto entre São Paulo e Rio de Janeiro durante o ano de 2009. Para reparar este dano seria necessário o plantio de aproximadamente 3 bilhões de árvores.


Posso ajudar?