Cidades

Universidade promove campanha de prevenção a câncer

Colo do Útero e Mama são focos da iniciativa, que acontece de 20 de setembro a 07 de outubro

Os dois tipos de câncer que mais acometem mulheres no mundo estão na mira do curso de Enfermagem da UnG. Entre os dias 20 de setembro e 07 de outubro, a Clínica da graduação promoverá a IV Campanha de Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama. Serão oferecidos orientações e atendimentos gratuitos para prevenção das patologias.  

As mulheres interessadas em participar da iniciativa devem fazer agendamento prévio pelo telefone (11) 2464-1188. O atendimento é gratuito e acontece nos períodos da manhã (7h30 às 11h30) e noite (19h às 22h). Não é necessário ter pedido médico ou mesmo encaminhamento de outro serviço.

Colo do Útero – De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de colo do útero é o segundo na lista de incidências em mulheres no mundo. A detecção da doença em fase precoce aumenta as chances de cura e sobrevivência da paciente. Segundo o Instituto, o exame de papanicolaou, quando feito com frequência, pode reduzir em até 80% a mortalidade, especialmente em mulheres na faixa etária de 25 a 65 anos. "Queremos educar e estimular a população feminina a procurar atendimento para prevenir ou detectar precocemente esse tipo de câncer", diz a professora Stael Nobile Diniz, coordenadora da Clínica de Enfermagem da Ung.

Durante a Campanha, a UnG oferecerá o exame gratuitamente à população. Às mulheres interessadas é imprescindível seguir as seguintes recomendações para o exame:

  • não pode estar menstruada. Preferencialmente aguardar o 5.° dia após o término da menstruação;
  • não poderá usar creme vaginal nem se submeter a exames intravaginais (ultrassonografia) nos dias que antecedem ao exame;
  • estar em abstinência sexual de 48 horas.

 

Câncer de Mama – Esse tipo de câncer representa nos países ocidentais uma das principais causas de morte entre as mulheres. As estatísticas indicam o aumento de sua frequência tanto nos países desenvolvidos quanto em desenvolvimento. No Brasil é o que mais causa mortes.

Os sintomas do câncer de mama palpável são o nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem surgir alterações na pele que recobrem a mama, como abaulamentos, retrações ou um aspecto semelhante à casca de uma laranja. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila.

O autoexame, o Exame Clínico das Mamas e a mamografia são os principais meios para prevenir e detectar a doença. "Nossa ação visa justamente estimular as mulheres a fazerem o autoexame periodicamente. Dessa forma, poderão, em caso de detectarem algo, procurar um especialista rapidamente, o que aumenta substancialmente as chances de cura", explica Diniz.

Também será realizado o Exame Clínico das Mamas nas pacientes. A incidência de detecção desse exame varia de 57% a 83% em mulheres com idade entre 50 e 59 anos, e em torno de 71% nas que estão entre 40 e 49 anos.

 

 

Serviço

Clínica de Enfermagem

Prédio I da Unidade Guarulhos-Centro – Praça Tereza Cristina, 88, Centro, Guarulhos

 

 

 

 

Posso ajudar?