A Coordenadoria da Igualdade Racial (CIR), por meio do Centro de Referência da Cultura Negra e Igualdade Racial Xikelela, promove a oficina de Comunicação: Jornalismo Comunitário. Com início no dia 16 de outubro e término em 11 de dezembro, as atividades serão realizadas no Adamastor Centro (avenida Monteiro Lobato, 734), sempre aos sábados, com duas turmas, sendo uma das 9h às 13h e outra das 14h às 18h. A idade mínima para participar do curso é 14 anos. As inscrições podem ser feitas no Centro de Referência Xikelela (avenida Dr. Timóteo Penteado, 4.114 – Vila Galvão) ou pelos telefones 2304-7464 e 2304-7189. Será oferecido vale-transporte para a locomoção dos alunos, lanche e certificado.
Ministrado pelos professores Vilma Neres (jornalista) e Ailton Pinheiro (jornalista e integrante do comitê de imprensa da 2ª Conferência de Intelectuais Africanos e da Diáspora), a oficina tem como objetivo qualificar jovens e adultos para serem produtores e difusores da informação, além do resgate histórico da presença e contribuição da população afrodescendente no município.
Os alunos trabalharão conteúdos voltados às relações étnico-raciais no Brasil e em Guarulhos. Todo o trabalho desenvolvido durante o curso será utilizado na produção de uma revista a ser lançada no ano que vem.
A grade curricular da oficina compreende histórico dos meios de comunicação (linguagem publicitária, internet, mídia impressa, TV, rádio e outros meios eletrônicos); a força da comunicação comunitária (rádio, jornal, fanzines, etc); produção de textos para os meios de comunicação; diagramação e produção gráfica; técnicas de entrevista e formatação; elaboração de veículo de comunicação (proposta, público, projeto editorial, pauta) e fechamento do produto (espelho da publicação).