As três empresas de ônibus vencedoras da concorrência para a exploração do serviço de transporte público com bilhete único terão que repassar cerca de R$ 2,1 bilhões para o município nos próximos dez anos. A concessão por outorga pode ser renovada pelo mesmo prazo.
O maior valor na outorga da concessão ficará a cargo da Empresa de Ônibus Guarulhos S/A, responsável pela exploração do serviço na área 1, que será da ordem de R$ 723,3 milhões.
A Viação Campo dos Ouros, que atuará na área 3, fará o segundo maior repasse, R$ 687,7 milhões. A Empresa de Ônibus Vila Galvão, responsável pela área 2, será responsável pela transferência de R$ 673,0 milhões.
O Guarulhos Hoje apurou que, deste total, cerca de R$ 980 milhões, serão investidos na malha viária e desapropriações. De acordo com o presidente da Comissão de Trânsito e Transporte da Câmara, Romildo Santos (PSDB), até o momento, o estudo da malha viária não foi enviado à comissão.
"Não temos como avaliar ainda se os valores da outorga são ou não corretos. No entanto, até o momento, a Prefeitura não informou quanto será a contrapartida do município às empresas para a compensação das passagens devido a implantação do bilhete único".
O vereador ressalta que os valores do subsídio devem ser especificados na dotação orçamentária do próximo ano, que deve ser votada até o final do ano, "Não podemos admitir o que aconteceu no final de 2009 quando a passagem foi reajustada em pleno processo de reestruturação do transporte e implantação do bilhete único".
Na capital paulista, a proposta orçamentária este ano previa um subsídio de R$ 360 milhões, ou seja, menos da metade do que foi gasto no ano passado. No entanto, os subsídios podem chegar a R$ 650 milhões em 2010, incluindo R$ 300 milhões de compensações pela renovação da frota, que a prefeitura também subsidia.
Investimentos – Do total de investimentos repassados pelas empresas, R$ 17 milhões serão destinados – conforme acordado – à construção dos terminais São João e Juscelino Kubtscheck, previstos para serem entregues em um prazo de oito meses. No entanto, as construções ainda não foram iniciadas.
Até o momento, apenas dois terminais – Cecap e Taboão – tiveram suas obras iniciadas, ambas, bancadas pelo Governo do Estado, que vai implantar o corredor metropolitano, que ligará a o Taboão, passando pelo Cecap, até a estação do Tucuruvi, em São Paulo, e que também será utilizado pela empresas de Guarulhos.
A reestruturação do transporte público no município, segundo a Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), teve inicio apenas com a mudança de operação de algumas linhas de ônibus envolvendo as empresas Guarulhos Transportes e Vila Galvão. A ação integra o processo de reestruturação do sistema de transporte, que prevê entre outras.