Cidades

Preparação para pleito eleitoral chega aos últimos momentos

Cartórios eleitorais correm com demandas perto do pleito

Separar um documento com foto para poder apresentar obrigatoriamente durante a votação e ter certeza das numerações dos candidatos estão entre as preparações dos eleitores. De outro lado, a três dias dos guarulhenses apertarem os botões das urnas eletrônicas, instituições da cidade organizam ações e mobilizam efetivo para dar estrutura ao pleito eleitoral no próximo domingo.

De acordo com o capitão Rodrigo Paim de Carvalho, porta-voz do Policiamento de Área Metropolitana-7 (CPA-M7), policiais militares farão no sábado a guarda e a escolta de transporte de urnas eletrônicas. Além disso, no domingo, todas as escolas em que haverá seções eleitorais terão policiais para segurança e para autuação em casos de crimes eleitorais.

Ainda de acordo com o capitão Paim, haverá ronda em toda a cidade específica para o pleito eleitoral. A PM dará procedimento normal ao trabalho realizada cotidianamente, além das ações para as eleições.

A Guarda Civil Metropolitana (GCM) informa que dá apoio à Justiça Eleitoral em todas as operações em que é solicitada. De acordo com a GCM, o respaldo já vem ocorrendo durante a campanha na fiscalização da propaganda dos candidatos. Durante o pleito eleitoral, a GCM, em conjunto com a PM, dará suporte à ação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) nas zonas eleitorais de Guarulhos e respectivos postos de votação.

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), estará de plantão, das 8h às 17h do dia 3 de outubro para receber e encaminhar as denúncias que possam surgir no decorrer das eleições. Exemplos destas são casos de boca de urna, distribuição de impressos e vestuários vedados.

Para comunicar alguma irregularidade ou crime eleitoral, o MCCE disponibiliza os telefones 2885-6997, 9383-4727, 6470-3513, 7047-2187 e 6688-7475. e os e-mails [email protected] e [email protected].

Demandas – Os sete cartórios eleitorais da cidade estão acelerados com a alta demanda de atendimento à população para reimpressão do Título de Eleitor e os preparativos para a eleição.

Na 278ª Zona Eleitoral, até as 16h de ontem, já haviam sido feitos 139 atendimentos para a reimpressão do documento, conforme informou a chefe do cartório, Cássia Souza de Andrade. Em outro cartório, na 394ª Zona Eleitoral, o movimento teve média aproximada.

O chefe de cartório Edson Batista comenta que precisou reduzir a equipe de atendimento nesta semana para a organização das urnas eletrônicas, que engloba lacração, testes, geração de mídias e cargas no equipamento.

Ao todo foram convocados 11.190 mesários pelos sete cartórios eleitorais da cidade.

Posso ajudar?