Cidades

Saúde faz alerta sobre percentual de pessoas com dengue na cidade

O número total de pessoas com a doença, no entanto, não sofre alterações com o cálculo e, pelas estatísticas, é de 1472

A Secretaria de Saúde esclarece que o aumento percentual no número de infectados com dengue na cidade, que atingiu 16% considerando a última divulgação, não corresponde exclusivamente a casos registrados no mês. O alerta partiu após matéria do Guarulhos Hoje na última terça-feira, em que o dado foi divulgado. O número total de pessoas com a doença, no entanto, não sofre alterações com o cálculo e, pelas estatísticas, é de 1472.

Conforme aponta a Pasta, o município registrou apenas um novo caso durante o mês de setembro, sendo que os demais referem-se a uma revisão do banco de dados, uma vez que os números são sujeitos a alterações.

A secretaria explica que os casos revistos são de pessoas que contraíram a doença no verão passado, mas que não se submeteram a exame de sangue – sendo colocadas no banco de dados de casos notificados, não no de casos confirmados. Eles são identificados como infectados por dengue pelo critério clínico e epidemiológico. Os casos notificados são incluídos à estatística pela Pasta na medida em que o número de infecções pela doença diminui.

Desta forma, houve acréscimo na estatística de casos de fevereiro a agosto, sendo que os meses que sofreram maior aumento foram abril, que passou de 443 casos para 514; maio, que foi de 427 para 494; e março, que foi de 258 para 295.

Posso ajudar?