A Secretaria de Estado da Saúde promove hoje formatura de 538 universitários treinados para atuar como Jovens Acolhedores nas unidades de saúde do Estado, sendo que 24 deles atuarão no Complexo Hospitalar Padre Bento. Eles terão a missão de orientar e acolher pacientes e familiares que procuram atendimento na unidade.
O programa "Jovens Acolhedores" é fruto de uma parceria entre a Pasta e 50 universidades espalhadas por todo Estado. O projeto garante ao estudante o pagamento de uma bolsa de estudos durante 12 meses. A Secretaria paga 80% do valor da mensalidade – limitado a R$ 350 – por aluno participante, e as instituição de ensino se comprometem com o restante da mensalidade escolar.
O objetivo é prestar o primeiro atendimento não-médico a pacientes e familiares que chegam às unidades de saúde estaduais, recebendo-os de forma cordial e colocando-se à disposição para qualquer auxílio.
Com jornada de 20 horas semanais, os acolhedores selecionados para o programa escolhem a unidade onde desejam trabalhar, sem a necessidade de ser na cidade em que reside. O aluno também não precisa ser da área da saúde para integrar o projeto. Todos os bolsistas recebem treinamento específico da Secretaria para realização do atendimento nas unidades de saúde.