Com o foco em potencializar o turismo religioso, de aventura e de gastronomia em Guarulhos, a nona edição do Encontro de Regionalização do Turismo aconteceu na sexta-feira, 7, dentro do Hotel Mônaco Convention. Houve o debate sobre a importância do fortalecimento do processo de desenvolvimento turístico que abrange todos os municípios da Região Alto Tietê.
Promovida pela Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado (Selt), a ideia é redefinir o mapa turístico do Estado de São Paulo e criar 34 regiões turísticas. "Queremos movimentar todas as cidades para trabalhar no setor turístico, desde empresas privadas, públicas e terceiro setor", explica a turismóloga da Selt Elaine Papoy.
Segundo Elaine, o objetivo é compartilhar com os outros municípios dentro da região os serviços turísticos de cada cidade. "É trazer as questões das raízes e cultura de cada município. Também de trabalhar na questão da sustentabilidade e acessibilidade", argumenta. "Fazer com que todos percebam que estão envolvidos com o mercado de turismo, desde um taxista até um comerciante", completa.
De acordo com a chefe de divisão de turismo de Guarulhos, Josefa Gonçalves Leôncio, um plano será criado para diagnosticar os pontos turísticos e ver quais serão as ferramentas para transmitir o objetivo da regionalização do turismo para a população. "Vamos estudar para criar um projeto e que todos possam envolver com o setor turístico", declarou, sem informar uma data para a implantação do projeto.