A cidade de Guarulhos é uma daquelas que receberá monitoramento a partir do novo Sistema de Previsão e Alerta de Enchentes. O sistema, que tem investimentos na casa dos R$ 10 milhões, deve apontar a probabilidade de incidência de enchentes e situações de extravasamento de rios e córregos nas bacias do Alto Tietê com cerca de duas horas de antecedência.
As informações serão coletadas por um conjunto de estações telefluviométricas instaladas nos rios, córregos e reservatórios. São cerca de 200 postos telepluviométricos e telefluviométricos nas bacias da Região Metropolitana de São Paulo e Piracicaba. O Governo pretende instalar mais 40 postos até o fim deste ano.
Os guarulhenses, porém, contarão apenas com um posto, instalado no Rio Cabuçu de Cima – próximo à Vila Galvão. Na região metropolitana, foram instalados postos em pontos como o Jardim Pantanal, região que também foi fortemente atingida pelas enchentes recentemente.
Funcionamento – Para a operação do sistema, apresentado na última quarta-feira, foi lançado um novo radar meteorológico que está localizado no município de Salesópolis e permite a avaliação de detalhes das localizações e intensidades exatas das chuvas. Os dados são enviados para o Centro de Tecnologia Hidráulica do Departamento de águas e energia elétrica (CTH-DAEE) na Universidade de São Paulo (USP). Desta central, as informações são repassadas para as duas salas de situação existentes no Estado, uma situação na Capital Paulista e outra em Piracicaba.Nas salas, técnicos estão de plantão 24h por dia, observando atualizações da situação do tempo a cada dez minutos.