Cidades

Conservatório oferece diversos cursos musicais gratuitos

Desde violão e percussão até os instrumentos mais clássicos como piano, violino e viola caipira

Com 49 anos de existência, o conservatório municipal vem formando a cada ano novos músicos e instrumentistas na cidade. Localizado na avenida Tiradentes, a escola oferece diversos cursos gratuitos, desde violão e percussão até os instrumentos mais clássicos como piano, violino e viola caipira. Os alunos aprendem na teoria e na prática tudo sobre a música.

São 14 cursos livres oferecidos: canto, clarinete, contrabaixo acústico, flauta, piano, percussão, saxofone, trompete, trombone de vara, viola caipira, viola de arco, violão, violino e violoncelo. Segundo o diretor do conservatório Paulo Moraes, este ano as aulas foram divididas por faixa etária. "Antigamente poderia fazer as aulas com alunos de 13 anos juntos com outros de 25. Hoje distribuímos as vagas por idade", explica.

Com mais de 1.500 alunos matriculados, o diretor conta que o conservatório é o local ideal para desenvolver as práticas musicais. "Aqui você aprende regência, ler partituras, notas. Os alunos vão se aperfeiçoar pela música", afirma Moraes.

Com apenas dois meses matriculado no aprendizado de saxofone, o montador de transformador Glindalberto Sousa, 37 anos, pretende participar futuramente de uma orquestra sinfônica. "É o meu sonho um dia tocar em uma orquestra", conta.

O funcionário público Lucas Fraga, 24, decidiu aprender música clássica e há quatro anos vem praticando viola de arco. "Eu tocava guitarra em uma banda de rock e quis aprender um instrumento clássico".

Professor há quatro anos e meio no conservatório, Renato Kutner atende em média dez alunos por dia. "São três dias da semana que venho dar aula e ensino viola de arco e violino", conta.

Por enquanto, não há previsão para nova abertura de inscrições para as novas turmas nos cursos livres, mas a Secretaria de Cultura informará no tempo devido.

Além dos cursos livres, o conservatório tem os grupos abertos à comunidade, que também ensinam pessoas que não são alunos da escola. "Qualquer pessoa pode participar de um grupo aberto", explica o diretor.

São ao todo 12 grupos abertos à comunidade e as inscrições para as próximas turmas começarão no início de fevereiro.

 

Posso ajudar?