O prefeito Sebastião Almeida (PT) defendeu na sexta-feira que não é possível definir uma data para implantação do planejamento de cargos e salários para profissionais da Saúde. A declaração aconteceu na inauguração da nova sede da Unidade Básica de Saúde Jardim Munhoz, em resposta às críticas do vereador José Mário (PTN), realizada na sessão da última quinta-feira, em que o parlamentar sugere a finalização do processo até o fim deste mês.
"A falta de estrutura e benefícios é o principal problema para a baixa procura dos profissionais nesta área (Saúde) no município. Talvez estejam com a proposta de terceirizar o serviço", explicou Mário.
O parlamentar do Partido Trabalhista Nacional afirma que irá agendar reunião com Almeida para propor melhorias nos serviços prestados pelo Governo Municipal na Saúde e, caso não sejam atendidas as solicitações, pretende levar o caso ao Ministério Público Estadual (MPE).
Diante da reivindicação do vereador, Almeida declara que o assunto deve ser tratado de forma especial e com um prazo maior do que sugerido por José Mário. "Assuntos relacionados à Saúde não se deve tratar de qualquer jeito e num curto espaço de tempo. Precisamos de um período maior para analisar e estudar, sem precipitações", afirma.
Derman confirma déficit na ortopedia
O secretário da Saúde e vice-prefeito Carlos Derman confirmou ontem, na inauguração da nova sede da Unidade Básica de Saúde (UBS) no Jardim Munhoz, o déficit de ortopedistas na rede pública de saúde. Ele afirma que sanará o problema com a contratação de profissionais, no entanto sem esclarecer uma data para que a lacuna deixe de existir."A saída neste momento é buscar os profissionais no mercado para que possamos qualificar e obter número maior de atendimentos, processo esse iniciado com a parceria junto ao Hospital Nipo Brasileiro", completa.
Mesmo com quadro insuficiente de ortopedistas para atender a população da cidade, Derman frisa que a quantidade de profissionais para atender nesta especialidade é superior a aquela existente nas demais. "Existe o déficit nesta área, mas aos poucos vamos trabalhando para reduzir este índice negativo e mesmo assim a cidade dispõe de número maior de ortopedistas em relação às outras especialidades", destaca.