Cidades

Censo encontra mais de 15 mil domicílios fechados na cidade

Informa o chefe do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística Guarulhos, Dejair Delalibera

O Censo 2010 ainda tem aproximadamente 15 mil domicílios para recensear no município até o dia 31 deste mês. É o que informa o chefe do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Guarulhos, Dejair Delalibera.

Os dados mais recentes dão conta de que 86% dos domicílios da cidade já haviam sido recenseados. Segundo ranking divulgado pelo IBGE, Guarulhos está entre os 39 municípios do Estado de São Paulo com menor percentual de apuração.

O instituto aponta que já foram recenseados 337.924 residências da cidade. O número pode ser maior, levando em consideração que os profissionais responsáveis pela coleta dos dados levam alguns dias para lançar nova remessa da pesquisa no sistema do instituto.

Dificuldades – De acordo com Delalibera, domicílios fechados ou em que os residentes não foram encontrados em diferentes horários estão entre os principais obstáculos dos recenseadores. "Outra dificuldade são as políticas de segurança adotadas pelos condomínios, que, comumente, impedem os recenseadores de entrar nos locais em determinados horários, justamente quando os residentes estão em suas casas", completa.

Outra questão que estaria dificultando a apuração dos dados pela instituição seria a rejeição da população, que muitas vezes não deseja participar respondendo à pesquisa.

O chefe da agência IBGE Guarulhos comenta que o trabalho está sendo intensificado para que o trabalho seja concluída dentro do prazo.

Os dados em relação à população mostram que Guarulhos tem 88% dos cidadãos recenseados, sendo que já responderam à pesquisa o total de 1.147.364 pessoas.

Delalibera orienta que aqueles que ainda não responderam ao Censo 2010 entrem em contato com o IBGE. Isso pode ser realizado por meio da página do instituto na internet, o http://www.censo2010.ibge.gov.br/cadastro_nao_recenseado.php. "É importante confirmar se um familiar já respondeu à pesquisa antes de contatar o IBGE", destaca Delalibera.

Posso ajudar?