Cidades

Centro de especialistas de saúde bucal é alvo de críticas

Presidente do Conselho Municipal diz que os quatro Centros de Especialidade Odontológica (CEO) da cidade são insuficientes para a demanda do SUS

Atendimento insuficiente e péssimas instalações. É assim que o presidente do Conselho Municipal da Saúde, Dagner Turri, definiu nesta segunda-feira, dia 25, o atendimento odontológico oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) à população. O comentário ocorreu durante solenidade do IV Congresso de Odontologia de Guarulhos, promovido pela Universidade de Guarulhos (UNG) em parceria com a Prefeitura. Na data também é celebrado o Dia da Saúde Bucal em todo o País.

De acordo com Turri, os quatro Centros de Especialidade Odontológica (CEO) da cidade são insuficientes para a demanda do SUS. Além disso, ele aponta problemas em duas unidades. "Nos CEOs da Vila Galvão e do Jardim São João, as condições das instalações são péssimas, onde podemos observar problemas como umidade e vazamentos, entre outros", disse o presidente do conselho, que visitou as unidades na última sexta-feira.

Ele frisa ainda a necessidade em adquirir uma sede própria e adequada no caso do CEO Jardim São João. "Atualmente a unidade funciona em um imóvel alugado e pequeno para o atendimento à população", frisou.

Questionada, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a unidade será transferida para novas instalações no próximo ano. Quanto ao CEO Vila Galvão, a Pasta fala de obras de reformas, as quais foram constatadas na tarde de ontem pela reportagem do Guarulhos Hoje. Não foi possível apurar junto à população como está o atendimento no local, já que a unidade teve o atendimento suspenso nesta semana por conta da participação dos profissionais em um congresso.

Novo CEO – O secretário municipal de Saúde, Carlos Derman, também durante o Congresso de Odontologia, disse que a Saúde enfrenta um grande desafio no setor para atender a demanda existente no município.

Derman afirmou ainda que a Pasta deve providenciar a construção de novo CEO. "São poucas unidades para toda a população. Por isso estudamos a construção de um quinto CEO               para a cidade", disse. A assessoria de imprensa da Secretaria da Saúde informou que o projeto será implementado no ano que vem, entretanto, não especificou que região receberá o recurso e em que mês as obras terão início.

Tratamento – A Secretaria da Saúde informa ainda que as 68 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade realizam atendimento básico, em que estão inclusos procedimentos como obstruções, extrações e limpeza. Já o atendimento nos CEOs é feito após encaminhamento do dentista de uma UBS.

A Pasta afirma ainda que tem realizado trabalho de prevenção nas escolas municipais, com aulas de escovação, distribuição de escova e creme dental e encaminhamento das crianças que necessitam de tratamento às UBSs.

Posso ajudar?