Cidades

Número de visitantes em cemitérios públicos locais deve chegar a 140 mil

O Governo Municipal informou que haverá esquema especial para atender aos visitantes e também serão celebradas missas

Para o Dia de Finados deste ano, celebrado na próxima terça-feira, a expectativa da Prefeitura é de que o número de visitantes nos quatro cemitérios públicos municipais seja de 140 mil.

O Governo Municipal informa que haverá esquema especial para atender aos visitantes e também serão celebradas missas. No São Judas Tadeu, no Picanço, as cerimônias serão realizadas às 8h e às 15h. No São João Batista, na região central, somente às 8h e, no Nossa Senhora do Bonsucesso, em Bonsucesso, serão quatro celebrações, às 8h, 10h, 14h e 16h. Na Necrópole do Campo Santo, na Vila Rio, não serão celebradas missas.

O número de atendentes nos cemitérios será triplicado. No feriado haverá ainda serviço de coleta seletiva para recolher materiais como papel, plástico e borra de vela. A Prefeitura afirma que fiscalizará os cemitérios para coibir o trabalho infantil.

Preparativos – Os preparativos para o Dia de Finados foram iniciados pela administração pública no mês de agosto. Houve a organização de mutirões para limpeza e pintura dos cemitérios.

No Necrópole do Campo Santo, na Vila Rio, são 34 funcionários para limpeza e coleta seletiva. No São Judas Tadeu, no Picanço, são oito, já no Nossa Senhora de Bonsucesso, em Bonsucesso; e no São João Batista, na região central, são 15 e um, respectivamente.

Dentre os quatros cemitérios públicos municipais, o da Vila Rio possui maior número de sepultados desde sua inauguração, em 1971, com 129.600 corpos – sendo que a média de sepultamentos mensais é de 330.

Já o cemitério São João Batista, fundado em 1931, teve apenas 2.280 pessoas sepultadas, dentre as quais autoridade da cidade, como a família Saraceni e ex-prefeitos, entre ele Rinaldo Poli, que teve mandato de 1953 a 1957, e João Francisco da Silva Portilho, que esteve a frente do governo municipal de 1896 a 1902.

No cemitério, em que é possível encontrar túmulos antigos do século 18, também está sepultado o corpo de Mércia Nakashima, morta vítima da violência. Seu túmulo já atrai curiosos e, no Dia de Finados, são esperados vários visitantes. Ainda no São João Batista, o túmulo de uma criança, falecida na década de 1960 e conhecida por Carlinhos, deve atrair muitos visitantes, uma vez que menino é visto como milagreiro.

O horário de funcionamento de todas as unidades na próxima terça-feira será das 7h às 18h:
Necrópole do Campo Santo – Vila Rio – Av. Benjamin Harris Hannicutt, 1501 – Vila Rio de Janeiro
Nossa Senhora de Bonsucesso- Rua Catarina Maria de Jesus, 300 – Bonsucesso
São João Batista – Rua Felício Marcondes, 320 – Centro
São Judas Tadeu – Av. Dr. Timóteo Penteado, 1329 – Picanço

Posso ajudar?