Cidades

Dentistas tentam montar associação de classe em Guarulhos

A falta de profissionais na área odontológica, baixo salário e a má estrutura física das unidades de atendimento odontológico dentro do município de Guarulhos fizeram com que cirurgiões dentistas, auxiliares e técnicos de higiene dental da prefeitura resolvessem montar uma associação para melhorar as condições de trabalhos. Segundo o cirurgião dentista Graco Neves, que organiza o grupo e trabalha há 25 anos pela Prefeitura, a associação pretende reunir vinte associados para começar a funcionar.

"Sofremos com déficit financeiro, déficit profissional e estrutural. Desta forma não dá para continuar, tem que mudar", argumenta Neves. Ele afirma que há na rede aproximadamente 200 dentistas, 80 auxiliares odontológicos e 100 técnicos. "Não tem auxiliares que atendam todos os dentistas", conta. "Sem eles, o dentista trabalha sozinho e às vezes nós mexemos em uma gaveta e isto já contamina a mão e prejudica a saúde do paciente", completa.

Segundo Neves, a associação vai requisitar melhorias salariais, na qualidade de atendimento, na atualização dos funcionários e novos profissionais na área. "Com mais gente participando conseguiremos melhorar a profissão dos dentistas na Prefeitura. Isto não só favorece os profissionais como também a população em geral". Os profissionais que quiserem participar da associação podem entrar em contato pelo e-mail [email protected].

Questionada, a Secretaria Municipal de Saúde afirma que houve a aquisição de 45 novos equipamentos para unidades que necessitaram de troca de aparelhos. Em relação ao salário, a Pasta informa que, em 2008, houve aumento significativo para os profissionais da área. Além disto, está sendo discutido o Plano de Cargos, Carreiras e Salários da categoria com a Secretaria de Governo. Por fim, a Secretaria afirma que considera importante a formação da associação dos dentistas.


Posso ajudar?