Alunos do programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA) do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) "Cora Coralina", no Jardim dos Cardosos, estão apreensivos por conta da notificação de que deveriam procurar outra escola para continuar os estudos. Com a reorganização proposta pela Prefeitura, 73 estudantes terão de se transferir.
Segundo a auxiliar de serviços gerais, Ilda Santos, 51 anos, os alunos matriculados no EJA deveriam se matricular na Escola Gabriela Mistral, no Recreio São Jorge, conforme sugere a direção do CMEI Cora Coralina. "Não tenho condições de ir para esta escola. Estive conversando com alguns colegas e muitos deles optaram por desistir do curso, até porque chegam do trabalho próximo do horário de aula e a distância contribui para que não cheguem muito atrasados", destaca Ilda.
Para a autônoma Ivoneide Silva, 38, a população local deve ter equipamentos com capacidade para atendimento e evitar deslocamentos. "Moramos próximo da escola. Chegar para a aula e saber que não terá mais (…) infelizmente não vou continuar"
A Secretaria de Educação informa que a rede municipal de ensino passou por um processo de reorganização do EJA e a partir de 2011 será dividida em 28 pólos regionais. A partir de 2011, informa, os alunos que forem remanejados receberão passe escolar.
A Pasta destaca que serão atendidos no próximo ano sete mil alunos, com investimento previsto de R$ 17 milhões, incluindo folha de pagamento dos profissionais. A notificação dos alunos aconteceu na segunda-feira.