Cidades

Impasse entre Dersa, Dry Port e Prefeitura dificulta implantação de Parque Tecnológico

Problema teria surgido pela dívida pelo não pagamento do Imposto sobre o IPTU

Um impasse existente entre o Desenvolvimento Rodoviário S.A (Dersa), Dry Port e Prefeitura dificulta a construção do Parque Tecnológico no município. É o que revelou nesta quinta-feira ao Guarulhos Hoje o presidente da Agência de Desenvolvimento de Guarulhos (Agende), Daniele Pestelli. Segundo ele, a definição a respeito da divergência deve sair no primeiro semestre do próximo ano.

O problema teria surgido pela divida existente do Dersa com a Prefeitura pelo não pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial Territorial e Urbana (IPTU) e repassada ao Dry Port.

Construção – Segundo Pestelli, já existe a confirmação de que o empreendimento será implantado na Cidade Industrial Satélite de Cumbica – nas imediações da avenida Orlando Bérgamo. Ele ainda afirma que o proprietário (Dersa) irá ceder o terreno ao município para quitar os débitos em atraso e destaca que as negociações estão avançadas.

Questionada sobre a concessão da área de 200 mil metros quadrados, limite mínimo permitido pela Lei Paulista n° 54196/09 para implantação de Parques Tecnológicos no Estado, a Administração Municipal informou apenas que o "assunto é de responsabilidade do governo estadual". O Governo do Estado afirma que existe o interesse em colaborar com a cidade para a constituição do Parque, mas destaca que será preciso indicação de local adequado com a Lei Paulista pela Prefeitura para adquirir o credenciamento provisório e viabilizar o orçamento necessário.

Além de apontar um espaço para a realização da construção, o município também pode sugerir aspectos relacionados à obra. A Reportagem apurou que o prefeito Sebastião Almeida (PT) esteve ontem na cidade paranaense de Foz do Iguaçu em visita ao Parque Tecnológico local e terá em sua agenda outras ações semelhantes pelo País, o que pode sugerir o interesse da Prefeitura em atuar também neste quesito.

Para o pró-reitor em exercício do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Guarulhos (IFSP), Prof. Dr. Paulo Marcos de Aguiar, a cidade apresenta grande potencial tecnológico, mas pouco aproveitado. Aguiar destaca que a implantação do Parque no município pode aumentar o potencial econômico da população, além de inovar e evoluir em diversos setores da sociedade local.

Posso ajudar?