Salas de espera com cadeiras – algumas até almofadadas -, grandes televisores, ambientes climatizados, senhas para organizar a ordem de chegada, bebedouros com opção de água fria ou gelada, sanitários limpos. Nos mais diversos locais de atendimento dos planos de saúde privados, as cenas são parecidas. Mas o que poderia sugerir conforto a quem paga todo mês quantias que variam entre R$ 50 até R$ 1.000 para garantir um atendimento diferenciado, com qualidade, invariavelmente repete problemas comuns da rede pública. O Guarulhos Hoje percorreu os pronto-atendimentos de várias redes de saúde privada da cidade. E os problemas se repetem independente do convênio ou do valor pago. De acordo com pacientes, há falta de medicamentos, atendimento inadequado e, principalmente, demora para conseguir passar em um médico.
O comerciante Paulo Cesar do Nascimento, 30 anos, conta que sua esposa Aliete do Nascimento, 31, em seu sétimo mês de gestação e após sofrer perda de líquido, levou três dias para receber o atendimento que ele considerava ideal no hospital e maternidade Samcil, localizado na região central. "A princípio não havia ginecologista para examiná-la. O clínico disse que não poderia se responsabilizar pelo atendimento e ela acabou sendo recebida por uma pediatra", disse.
Atendimento inadequado – Ainda de acordo com Nascimento, Aliete ficou três dias na unidade de saúde, mesmo sem a possibilidade de realizar um exame de ultrassonografia para verificar as condições da criança. "O diretor do hospital chegou a me dizer que o plano está falindo e por isto se dava a demora nas providências", contou o comerciante. Somente após este período a gestante foi encaminhada de ambulância para o hospital São Leopoldo, na Capital, onde os exames constataram que a mãe a e criança estavam bem, quando Aliete recebeu alta. "Poderíamos ter perdido o bebê. Foi uma falta de respeito conosco".
Já a operadora de máquina Renata Alves, 25, diz que esperou mais de uma hora para ser atendida no pronto-atendimento do Hospital Unimed, localizado no Macedo. "Além da demora, precisei aguardar ainda mais para a chegada do medicamento que eu precisava para dor".