Cidades

Começa a 9ª Semana Guarulhense de Não-Violência à Mulher

Evento, gratuito, tem início nesta segunda-feira, no Teatro Adamastor Centro

Com o lema "Lei Maria da Penha: Direito Adquirido deve Ser Garantido!, a 9ª Semana Guarulhense de Não Violência à Mulher será aberta oficialmente nesta segunda-feira, 22, às 14h, no Teatro Adamastor Centro, com uma palestra temática ministrada para as usuárias do Programa Bolsa-Auxílio ao Desempregado, integrantes do Programa Federal Mulheres da Paz e demais interessadas.

O evento é uma iniciativa da Coordenadoria da Mulher (CM), com apoio da Rede Guarulhense de Não Violência à Mulher, e todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral.

Na terça, das 8h às 16h, na avenida Salgado Filho, 494, a Secretaria de Assuntos Jurídicos promove o I Fórum Municipal dos Direitos da Mulher, que abordará os temas: Educação e Cultura pela Paz – Ações em Rede, Equidade de Gênero – Políticas Especiais para Mulheres, Direito do Trabalho, Assédio Moral, Aplicabilidade da Lei Maria da Penha. (ONDE)

No dia 24, quarta-feira, no auditório 5, do Teatro Adamastor Centro, no Macedo, a programação segue com duas importantes atividades: das 9h às 12h, Oficina sobre Mercantilização do Corpo, com Tica Moreno, socióloga, integrante da Sempreviva Organização Feminista(SOF) e militante da Marcha Mundial das Mulheres  (MMM).

Também no dia 24, das 14h às 16h, no auditório 5, do Adamastor Centro, será realizada a roda de conversa  Violência contra a Mulher, uma Questão de Saúde Pública, com as doutoras  Heloísa Helena Sampaio, ginecologista e diretora do Hospital Municipal da Criança e  Fátima Duarte, ginecologista e integrante do Conselho Nacional de Saúde. Às 16h, haverá uma sessão especial de cinema no Cineclube Adamastor, que exibirá o filme  espanhol Pelos Meus Olhos.

Na quinta-feira, dia 25, Dia Internacional de Não-Violência à Mulher, às 10h no auditório 5, também no Adamastor Centro, será lançada  em Guarulhos a Campanha Ponto Final na Violência contra a Mulher, com a participação de Rosa de Lourdes, assistente social e  coordenadora da Rede Feminista de Saúde.

Ainda, no dia 25, às 10h, na Casa da Mulher Clara Maria I, haverá uma Roda de Conversa sobre Relações de Gênero e Violência Doméstica conduzida pela equipe da Coordenadoria da Mulher.  O evento se encerra no dia 26, sexta, na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, com o debate inter-religioso:"Mulheres Discutindo Religião".

Além de realizar a 9ª Semana Guarulhense de Não Violência, a CM também elaborou um calendário de atividades nas Casas da Mulher Clara Maria que integra a Campanha 16 Dias de  Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, que vai de 25 de novembro a 10 de dezembro, em quatro datas significativas na luta pela erradicação da violência contra as mulheres e garantia dos direitos humanos:  25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher; 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate a Aids; 6 de dezembro, Massacre de Mulheres de Montreal (Canadá) e 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos no Brasil         

A 9ª Semana Guarulhense de Não Violência à Mulher homenageia as irmãs Mirabal, conhecidas como As Borboletas. A República Dominicana vivia sob o regime do ditador Rafael Leonidas Trujillo Molina, que estava no poder no país desde 1930. As três irmãs ajudaram a organizar a luta armada contra o ditador e foram mortas juntas, em uma emboscada.

Serviços
Tetro Adamastor Centro – Avenida Monteiro Lobato, 734 – Macedo.
Biblioteca Municipal Monteiro Lobato –  Rua João Gonçalves,  439 – Centro.
Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência – Central 180.
Central de Atendimento à Mulher – Casa das Rosas, Margaridas e Beths (Centro de Referência em Atendimento às Mulheres em Situação de Violência Doméstica). Rua Francisco Antônio de Miranda, 66 – Centro – Guarulhos – Telefone: 2475.9624

Posso ajudar?