O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) tem somente até a próxima terça-feira para aprovar ou reprovar a gestão do Projovem Adolescente na cidade junto ao Governo Federal. A partir da aprovação do conselho o programa poderá ter sua segunda edição da cidade. Para 2011 a previsão é de 18 grupos de jovens.
O programa, que é coordenado pelo Ministério de Desenvolvimento e Combate à Fome (MDS), acontece na cidade desde 2009, destinado a jovens de 15 a 17 anos, integrantes de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família ou que estejam em situação de risco social. Atualmente são 450 adolescentes participando de ações sócio-educativas sobre temas como meio ambiente, cidadania, mercado de trabalho, entre outros, sem destinação de renda aos participantes.
Os adolescentes são distribuídos em 18 grupos e as aulas e palestras são ministradas nos 11 Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Para a aplicação do Projovem Adolescente na cidade, o município recebe R$ 1,2 mil do MDS para cada grupo. O valor pode ser utilizado na compra de materiais e para o pagamento de profissionais que lecionam aos beneficiários.
O MDS estima que outros 18 grupos de jovens iniciem devem ingressar para a próxima edição do Projovem. A Secretaria Municipal de Assistência Social informa que os interessados devem procurar o CRAS mais próximo de sua residência para mais informações. Na página http://www.guarulhos.sp.gov.br/06_prefeitura/sec_assistencia.php podem ser consultados os endereços dos CRAS.