A partir desta segunda-feira tem início a detecção, por equipamentos inteligentes, de veículos de todos os Estados brasileiros que estiverem com o licenciamento irregular. Os casos de irregularidade serão flagrados pelo sistema de monitoramento eletrônico OCR (Reconhecimento de Caracteres Ótico), composto por 42 radares inteligentes. Um dos equipamentos está instalado no quilômetro 19 da Ayrton Senna, no trecho de Guarulhos.
Após abordagem policial, os veículos irregulares serão multados e recolhidos em um pátio, até que o licenciamento seja regularizado. Esses equipamentos já vêm detectando os veículos roubados, furtados ou com pendência judicial que circulam pelas rodovias estaduais de São Paulo, colaborando decisivamente com o trabalho da Polícia. Eles também monitoram e detectam os motoristas que ultrapassam os limites permitidos de velocidade.
Em apenas quatro segundos, os radares inteligentes fazem a leitura das placas dos veículos, consultam o banco de dados e repassam as informações para a Polícia Militar Rodoviária. A tecnologia também permite que as forças de segurança do Estado identifiquem rapidamente veículos em fuga que participaram de delitos.