Neste fim de ano, os processos e resolução de problemas, como atraso de voos, deverão ser agilizados no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em Cumbica, com a implantação do Centro de Operação de Terminais (COT). Em caráter de projeto piloto, esta será uma das medidas da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) para melhorar a movimentação dos passageiros durante a alta temporada 2010/2011.
A Infraero informou que o COT contará com diversos setores do aeroporto e outros órgãos, como a Polícia Federal e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Receita Federal e Ministério da Agricultura, que poderão estabelecer melhor contato e com mais rapidez.
Passageiros que costumam utilizar o Aeroporto Internacional de Guarulhos temem problemas para embarques neste período. "Em dezembro do ano passado minha família e eu passamos por muitos transtornos para embarcar", disse o dentista Paulo Carvalho, 58 anos, que ainda completa, "agora estamos embarcando para a Argentina e espero que não haja problemas".
A terapeuta ocupacional Adelaide Camanducaia, 62, que aguardava para embarcar rumo à Curitiba, conta que também já teve problemas. "No ano passado o voo foi cancelado e tivemos que esperar mais tempo. Neste dia vimos muitos passageiros nervosos pelo saguão".
A engenheira Ana Carolina Scanavachim 25, menciona que viaja com frequência e vê problema e atraso de vôos em diferentes aeroportos do País. "É bom que sejam tomadas medidas para melhorar o atendimento aos passageiros, mais ainda é preciso maior investimento, pois estamos no limite da capacidade". Ana Carolina afima ainda, "para chegar em Guarulhos, por exemplo, vi muito aviões na pista e foi preciso esperar para desembarcar, isto por que a pista já não é suficiente".