Que o trânsito na região central de Guarulhos não é dos melhores, nenhuma novidade. Mas desde esta segunda-feira, trafegar pelas ruas e avenidas da região central, principalmente no eixo Timóteo Penteado, Esperança e João Gonçalves, no sentido bairro-Centro, tem sido experiência das mais desastrosas.
Os congestionamentos na Timóteo Penteado, em horários de maior movimento, passam do número 2.000, já na região da Vila Galvão. Quem procura alternativas por ruas paralelas não tem maior sorte, já que as vias estão saturadas. A partir da Praça do Estudante, já quando começa a avenida Esperança, em direção à Getúlio Vargas, o caos está instalado. Os motoristas levam até 30 minutos para chegar ao cruzamento com a avenida Tiradentes.
Com os congestionamentos nestas vias, os reflexos se espalham por ruas próximas como Mãe dos Homens e Salgado Filho. Ruas residencias da Vila Progresso, Santa Mena até o Picanço sofrem com o excesso de veículos. Quem tenta fugir pela Paulo Faccini também encontra problemas no cruzamento com a Tiradentes, já que o congestionamento chega até na altura do Frans Café, em alguns horários.
Em nenhum destes pontos, é possível ver agentes da Secretaria de Transportes e Trânsito tentando auxiliar ou mesmo orientar os motoristas. O Caminhão da Sorte da Caixa Econômica Federal dever permanecer estacionado no local até o final desta semana. A presença dele na cidade se deve às comemorações do aniversário de Guarulhos, nesta quarta-feira, dia 8.