Cidades

Proguaru limpa bueiros mas deixa entulho em calçada no Presidente Dutra

De acordo com proprietário de uma fábrica de blocos, os moradores passaram a descartar sofás, gabinetes de pia e até portas em frente à empresa

Há pelo menos um mês, a calçada de uma empresa se transformou em depósito de entulho na rua Itapagi, Jardim Presidente Dutra. De acordo com o proprietário, os moradores passaram a descartar sofás, gabinetes de pia e até portas em frente à fábrica de blocos, após funcionários da Proguaru efetuarem a limpeza dos bueiros e deixarem os resíduos retirados da rede de esgoto no local. A autarquia não confirmou se os trabalhadores são orientados a retirarem os dejetos deixados nas calçadas posteriormente.

Outra preocupação do proprietário Maurício Segantin Junior, 35 anos, é com as crianças, já que a empresa conta com cercas elétricas e o amontoado de lixo facilita que meninos escalem o muro atrás de pipas. "Eles podem acabar se machucando", contou. Segantin informou também que o alarme da fábrica tem tocado com mais frequência nos últimos dez dias.

Oito ligações com pedido de limpeza foram feitas à Proguaru, segundo Segantin, e, apesar de confirmarem datas para a realização do serviço, nenhum funcionário teria ido ao local para retirar o entulho. "Quando o resíduo do bueiro foi deixado na calçada não enchia uma caçamba, mas a quantidade de lixo está aumentando todos os dias".

A dona de casa Delmira Aguiar Melo, 31, confirma a versão de que os funcionários da Proguaru teriam deixado os resíduos dos bueiros na calçada da empresa de Segantin. "Esse é o caminho para levar minha filha à escola e o cheiro do lixo deixado aí era muito forte, era cheiro de esgoto mesmo", relatou.

Questionada, a Proguaru informou que a limpeza já estava agendada para ontem e que os moradores podem levar o entulho que geram, com limite de até cinco carrinhos de mão, aos Pontos de Entrega Voluntária (PEV) espalhados pela cidade. telefone para informações desses pontos é 2468-7200.


Posso ajudar?