Na última sexta-feira, dia 10, o Adamastor Centro foi palco da formatura de 90 alunos dos cursos profissionalizantes da indústria do Carnaval (nas áreas de Decoração, Adereços e Cavaco). As aulas tiveram duração de dois meses e todos os participantes receberam certificação. A formatura contou com apresentação da turma de Cavaco e exposição dos trabalhos das turmas de Adereço e Decoração. Cerca de 300 pessoas acompanharam o evento.
Os cursos tiveram como objetivo formar mão de obra qualificada para atender à crescente demanda do Carnaval. A ação faz parte do Plano Setorial de Qualificação (Planseq) dos Trabalhadores para a Indústria do Carnaval – Segmento Escola de Samba do MTE e já beneficiou pessoas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Maranhão e Santa Catarina.
Todos os cursos são certificados e foram oferecidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A iniciativa foi resultado de uma parceria que envolveu o GRCS da Escola de Samba Unidos de Vila Maria; o Sistema Nacional de Empregos (Sine); o Plano Nacional de Qualidade (PNQ); O Ministério do Trabalho e Emprego, por meio do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT); a Liga Guarulhense das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos (Liesg); e a Secretaria de Cultura de Guarulhos.
O curso de Cavaco foi ministrado por Renato da Silva (conhecido como Pepeu), o de Decoração foi realizado por Elizabeth Saraiva e o de Adereços ficou sob a responsabilidade de Sônia Kuniyoshi. O curso contou também com palestra sobre Empreendedorismo e História do Carnaval, proferida por Marialba da Silva. A coordenação do projeto foi de Luciana Pereira; a coordenação do curso ficou com o carnavalesco Fábio Borges e a coordenação do núcleo foi de Cinthia Ribeiro.