Em 2011 começa a funcionar de forma mais estruturada a Unidade de Coordenação de Projetos (UCP) do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo Nacional (Prodetur). O órgão, implantado no último mês de novembro e ligado a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, tem como principal atribuição garantir a execução das ações relacionadas ao turismo, com financiamento do Ministério do Turismo.
A proposta é potencializar a capacidade industrial e econômica de Guarulhos aliando ao fortalecimento do trade turístico local. Cabe a UCP gerenciar os recursos obtidos por meio de convênios firmados junto ao Governo Federal, elaborar projetos e acompanhar a execução das atividades. Para isso, foram investidos US$ 50 milhões por meio do Prodetur.
"Essa verba irá garantir o fortalecimento institucional, a comercialização de pesquisas, a gestão ambiental e a infra-estrutura básica de serviços", explicou a turismóloga Roberta Santos, coordenadora geral da unidade guarulhense.
De acordo com ela, o órgão poderá ainda diagnosticar novos potenciais turísticos. "O turismo de negócios na cidade é evidente, mas estamos levantando outras possibilidades, como por exemplo, o turismo de lazer com a construção do Geoparque Ciclo do Ouro e as Estações Ecológicas", afirmou a coordenadora.
Entre os projetos sob a responsabilidade da UCP hoje estão nove convênios firmados com o Ministério do Turismo. Entre eles os de estudos e projetos de viabilidade técnica e financeira do Plano Cicloviário, do Centro de Convenções e Eventos, do complexo viário Terminal Rodoviário – Aeroporto e do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e a construção das alças de acesso da Rodovia Fernão Dias.