Cidades

Muro de contenção desaba e causa efeito dominó em obra de maternidade

Não se sabe o motivo ao certo da queda, que poderia estar atrelada as fortes chuvas ou até mesmo em um erro no projeto da obra

Um muro de contenção localizado em área da Maternidade Jesus, José e Maria desmoronou, no final da noite de terça-feira, atingindo às obras do Instituto da Mulher, que está sendo erguido no local. Devido ao fato, recém nascidos, pelo menos seis e uma gestante, tiveram que ser encaminhados para outras maternidades da cidade.

Não se sabe o motivo ao certo da queda, que poderia estar atrelada as fortes chuvas ou até mesmo em um erro no projeto da obra. Segundo relatos de testemunhas houve efeito dominó. Primeiro, um muro de contenção desmoronou. Em seguida, vigas que sustentavam o prédio caíram. Ao lado do anexo funcionavam o almoxarifado e o gerador. Mesmo debaixo dos escombros, o gerador continuou funcionando.

As verbas para a continuação das obras do Instituto da Mulher estão dentro do orçamento da pasta para 2010, segundo informou o secretário da Pasta, Carlos Derman, durante audiência pública no inicio de outubro na Câmara.

O valor para o início das obras em janeiro de 2009 era de R$ 4 milhões. O governo do Estado de São Paulo faria um repasse de R$ 3 milhões. O restante sairia dos cofres municipais. Até o momento não se sabe quanto foi investido no local.

Em 2008, o ex-prefeito Elói Pietá (PT) doou uma área de 4,5 mil metros quadrados, anexa ao Hospital e Maternidade da Associação Beneficente Jesus, José e Maria (JJM), para a implantação do instituto. A escritura de doação foi assinada em dezembro, segundo informou a Prefeitura.

Posso ajudar?