Sob o título Cecap Guarulhos: histórias, identidades e memórias, o Parque Cecap, considerado o primeiro bairro planejado da cidade, terá sua história retratada ao longo de 200 páginas. Serão três capítulos destrinchando as diversas épocas da região.
Resultado do estudo de sete pesquisadores, incluindo historiadores, cientistas sociais e educadores, realizado durante este ano, a obra caminha pela historiografia, discute memória, arquitetura e política habitacional na ditadura militar. Uma peculiaridade é seu tratamento de maneira delicada em torno do humano, da vizinhança, da vida coletiva, das lutas e reivindicações, das mudanças e da crueldade.
O livro traz oito entrevistas com os moradores e os que já foram moradores no local. Tiago Guerra, historiador e organizador do título, destaca um dos entrevistados. "Um dos depoimentos mais interessantes é o de um morador que chegou ao Cecap ainda na década de 30, de onde se mudou somente em 2009", diz Guerra, que ressalta também a quantidade de acontecimentos e mudanças do bairro, que interferiram diretamente na vida do morador, que acompanhou tudo com seus próprios olhos ao longo de 70 anos.
Outro aspecto abordado é a recusa dos moradores da época à chegada do Aeroporto Internacional de Guarulhos e seus impactos. "É possível observar as mudanças trazidas pelo aeroporto, como a do perfil dos moradores. Com a oferta de empregos, pessoas de fora compraram apartamentos no bairro e, nos anos 90, tínhamos outro Cecap", comenta Guerra.
O historiador define que, desta forma, o Cecap Guarulhos: histórias, identidades e memórias retrata as evoluções do bairro e as ambigüidades trazidas pelas mudanças. O trabalho, editado pela editora Scortecci, é a primeira publicação de um grupo de jovens pesquisadores em história, memória e cultura, intitulado Instituto Fabricare, realizada com verba do Fundo Municipal de Cultura (FunCultura).
Lançamento na Biblioteca Monteiro Lobato
O título será lançado nesta noite, às 19h, na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, Na oportunidade, haverá apresentação musical de Jéssica Sampaio, com entrada é gratuita.
Cecap Guarulhos: histórias, identidades e memórias estará disponíveis nas livrarias da cidade por R$ 20.
Serviço:
Biblioteca Municipal Monteiro Lobato
Rua João Gonçalves, 439, Centro.