Cidades

Guarulhos premia empresas do “Tecnologia Cidadã”

Pesquisa definiu os destaques nas áreas de desenvolvimento de soluções de web

A Prefeitura de Guarulhos premiou nesta quinta-feira, por meio do Departamento de Informática e Telecomunicações (DIT), servidores e empresas que participaram do Projeto "Tecnologia Cidadã", que visa dar maior agilidade à gestão pública e melhorar a qualidade de vida da população.

Uma pesquisa realizada junto a gestores e funcionários públicos definiu os destaques nas áreas de desenvolvimento de soluções de web, melhoria de infraestrutura de datacenter, inclusão digital, ampliação da rede lógica/fibra ótica, territorialização e geoprocessamento de dados, além dos produtos mais inovadores em tecnologia.

Pelo balanço do "Tecnologia Cidadã", que vem sendo implementado há um ano, foram disponibilizados à população mais de 750 serviços online, que podem ser acessados por meio de computadores pessoais, nas escolas públicas, nos postos de saúde ou nos telecentros inaugurados pela Prefeitura.

"A tecnologia tem um papel importantíssimo, porque permite que prestemos um serviço público de qualidade à sociedade. Além disso, as empresas querem trabalhadores capacitados e conectados ao mundo do conhecimento. E a Prefeitura, como a maior empresa da cidade, não pode estar desconectada desta realidade. Temos vocação para ser uma cidade digital", afirmou o prefeito Sebastião Almeida, durante evento realizado no Hotel Santa Monica, no Cabuçu. "A Tecnologia Cidadã, em Guarulhos, é um projeto de governo. Por isso mesmo, o Departamento de Informática e Telecomunicações está ligado diretamente ao Gabinete do Prefeito. Todos os secretários e servidores têm de se conscientizar de que esse é um caminho sem volta e que a tecnologia vai melhorar o nosso trabalho e a qualidade de vida da população."

Rafael Paredes, chefe de Gabinete, destacou que a tecnologia só tem sentido se servir ao munícipe. "Todo esse avanço é resultado do trabalho de profissionalização do Departamento de Informática e Telecomunicações. "O Tecnologia Cidadã mostrou o comprometimento da própria equipe do DIT e dos secretários e servidores que aderiam ao projeto desde o início, há um ano."

Segundo Luiz Jacometti, diretor do DIT e responsável pelo projeto, os investimentos na área permitiram a duplicação da malha de fibra ótica de Guarulhos (23 quilômetros) e a triplicação da velocidade de dados entre os vários órgãos da Prefeitura. "Reestruturamos e equipamos várias secretarias e órgãos, eliminamos controles paralelos – feitos muitas vezes em papel – e integramos sistemas que não se falavam, além de implementarmos portais de internet para agilizar e dar transparência na aplicação dos recursos públicos."

Para o engenheiro Francisco Arrais, diretor de Tecnologia do Grupo Giap, que ganhou o "Prêmio de Parceria do Ano na Implementação de Produtos Inovadores", a tecnologia deve sempre ser vista como ferramenta de humanização dos serviços. "Se antes os cidadãos precisavam se deslocar até a Prefeitura para acessar os serviços públicos, agora são os órgãos públicos que vão até as casas dos munícipes." Entre as empresas premiadas, estão a Giap Engenharia, Sianet Business Hosting, America Net, Caixa Econômica Federal, Telefonica, Nec e Plamarc.

Posso ajudar?