O novo sistema de transportes de Guarulhos, batizado de Transurbano, foi elaborado nos últimos dois anos e contou com a aprovação pela Câmara Municipal em meados de 2009, após uma longa polêmica.
O desenho final foi definido após o Executivo promover diversas modificações no projeto original para acatar algumas sugestões formuladas pelos vereadores, que chegaram a reprovar o original. No ano passado, após processos de licitação, foram escolhidas três empresas que operarão 550 ônibus. A Guarulhos, a Vila Galvão e a Campos de Ouro ficarão, cada uma caracterizada por uma cor e com identificação parecida, são responsáveis por ligar diferentes regiões da cidade ao Centro, a partir das estações de transferência.
O sistema de transporte alternativo, conhecido como lotações, iria desaparecer dentro do projeto aprovado pela Câmara. A licitação realizada pela STT definiu que 301 permissionários que atuavam com vans, divididos em três cooperativas (Cooperbrasil, Cooperlatina e Coopertrans), ficariam responsáveis por três bolsões, no sistema alimentador, porém apenas com micros-ônibus.
Os veículos com a cor azul e operam no Pimentas e Continental. Os vermelhos atuam do Bela Vista à Ponte Alta, passando pelos futuros terminais do Taboão e São João. Já os amarelos trafegam no Água Azul, Presidente Dutra, Jardim Cumbica e Cidade Satélite Industrial de Cumbica. Porém, em vez de seguirem até a região central, como atuavam anteriormente, os micros seguirão apenas até as estações de transferência, onde os passageiros seguirão em ônibus até seus destinos finais.
Mas cerca de 130 permissionários de lotações que ficaram de fora do novo sistema, graças a mandados de segurança e liminares obtidas na Justiça, continuarão rodando nos trajetos antigos, mas sem aceitar o Bilhete Único, já que não integram o novo sistema de transportes.