Cidades

Os cuidados na contratação de funcionários para condomínios

Uma simples, porém importante, medida de cautela a ser adotada é exigir e renovar o atestado de antecedentes criminais de candidatos a qualquer vaga

Câmeras, monitor, botão antipânico, sequenciador de imagens alternando as portarias e tantos outros equipamentos contribuem com a segurança no condomínio. Mas, não são suficientes. Segundo o vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP (Sindicato da Habitação), Hubert Gebara, o risco para os moradores pode estar dentro do prédio: os próprios funcionários, se contratados sem os cuidados necessários. 

Uma simples, porém importante, medida de cautela a ser adotada é exigir e renovar o atestado de antecedentes criminais de candidatos a qualquer vaga, desde porteiro, faxineiro, vigia e zelador, entre outros. Segundo Gebara, a prática já é adotada pela maioria das administradoras na cidade há 20 anos, mas alertar nunca é demais.

"Não basta pedir essa documentação só no ato da contratação do funcionário. O ideal é que o atestado de antecedentes seja renovado a cada seis ou 12 meses. Já houve o caso de um porteiro que tinha ficha limpa em São Paulo, onde foi contratado. Depois descobrimos que era suspeito de um crime praticado em outro Estado", conta o vice-presidente.

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