Mesmo com o início das obras do terceiro terminal do Aeroporto Internacional de Guarulhos, previstas para o próximo mês, a implantação da linha Expresso Aeroporto (14 – Onix) ainda é incerta e tem grandes chances de não sair do papel. Inicialmente, a implantação da linha responsável pela ligação direta entre a estação da Luz ao Aeroporto estava condicionada a construção do novo terminal, que ditaria a demanda de novos passageiros. No entanto, com o apoio do Governo Estadual a construção do Trem de Alta Velocidade (TAV), a proposta perde forças e frustra os empresários interessados na concessão.
Viabilizado com recursos do Governo Federal, o TAV tem como objetivo a ligação entre as cidades de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, por meio dos aeroportos de Viracopos (Campinas) e Aeroporto Internacional de Cumbica (Guarulhos).
O possível engavetamento do projeto do Expresso Aeroporto também poderá dificultar mas não inviabilizar a implantação do Trem de Guarulhos, já que parte do investimento necessário ficaria a cargo do vencedor da concessão da linha 14 – Onix. O projeto inicial do Trem de Guarulhos previa um investimento total de R$ 946 milhões, sendo que R$ 826 milhões ficaria a cargo do Estado e R$ 120 milhões a cargo do sendo vencedor da concessão do Expresso Aeroporto.
O projeto original previa um traçado com 20,8 km de extensão, com cinco estações. A Secretaria de Transportes Metropolitanos informou à reportagem, entretanto, que estuda alternativas para atender Guarulhos com pelo menos uma linha de trem, a 13 – Safira. Ao que tudo indica, a nova linha da Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos (CPTM) será responsável pela ligação entre São Paulo e Guarulhos, partido da estação Brás, passando pelo Tatuapé e pela futura estação Tiquatira, com chegada ao Parque Cecap.