Coordenadora do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) Rima referente ao trecho Norte do Rodoanel, a engenheira ambiental Ana Iverson apresentou o traçado definido pela Dersa, ao Sul do Parque da Canteira, e justificou a escolha pelo fato de esta ser a de menor impacto à população que será afetada pela obra e ao meio ambiente. O traçado escolhido, além de ser o mais curto, é o que menos causa desmatamento e àquele que poderia cumprir de forma mais efetiva o papel de evitar a ocupação em áreas de risco e nas encostas do Parque.
Ana reconheceu que 61 impactos ambientais, entre eles o corte de 98 hectares de vegetação nativa do Parque da Cantareira. "Por outro lado, o projeto prevê como forma de compensação o plantio de 500 hectares de vegetação na própria região. Com relação à fauna, como se evitou a construção de grandes corredores, os fragmentos suprimidos impactarão pouco".
Sobre a questão ambiental, Ana afirmou que dos 50% do traçado do trecho Norte que passará pela cidade, 33% afetará diretamente as edificações residenciais ou comerciais. Ela justificou, entretanto, que haverá negociações nesse aspecto, com o cadastro das famílias afetadas pela obra, a oferta de aluguel provisório e a disponibilidade de unidades habitacionais da CDHU.