Cidades

Parceria com o Inmet permite monitoramento diário das chuvas

Quando solicitadas, as informações são fornecidas à Defesa Civil e outros departamentos da Prefeitura

Para obter com precisão as informações do clima em Guarulhos existem equipamentos específicos de medição e registro na Estação Agroclimatológica, única dentro de uma universidade privada em toda a Grande São Paulo, criada em parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Para apurar a quantidade de chuva, é feita a aferição no Pluviômetro. Já o Pluviógrafo registra as chuvas em gráfico, diariamente. Outro equipamento da Estação é o abrigo meteorológico, onde um conjunto de termômetros aponta as temperaturas do ar, a umidade relativa do ar, além da máxima e da mínima do dia.

A medição da evaporação do ar é conferida por meio do tanque de evaporação, já a direção e velocidade dos ventos são apontadas pelo Catavento Wild. Na última semana, o equipamento chegou a registrar ventos de 74 quilômetros por hora, considerado pela meteorologia como ventania, uma vez que ventos fortes normalmente atingem de 30 a 40 km/h.

Para o professor Coutinho, as estatísticas levantadas pela Estação Agroclimatológica, que não faz previsão do clima, pode beneficiar a cidade ao propiciar analises de dados da atmosfera local, além do monitoramento e registro das chuvas. Quando solicitadas, as informações são fornecidas à Defesa Civil e outros departamentos da Prefeitura.

Posso ajudar?