Cidades

Fundação VW traz projeto de educação para Guarulhos

A entidade levará seus três projetos educacionais do "Território Escola" a 120 municípios

Guarulhos será uma das cidades que serão beneficiadas pela primeira vez com projetos educacionais que visam a formação e o aperfeiçoamento dos professores da educação infantil e do ensino fundamental na rede pública de ensino. A Fundação Volkswagen levará seus três projetos educacionais do "Território Escola" a 120 municípios.

Entre eles, 26 municípios serão beneficiados pela primeira vez. Entre as cidades do Estado,  além de Guarulhos, estão São Paulo, Barra Bonita (SP) e Suzano. No total, desde 2003, cerca de 9,5 mil educadores e mais de 700 mil estudantes em 268 municípios brasileiros já foram beneficiados por projetos educacionais da Fundação Volkswagen.

O "Território Escola" é composto por três projetos educacionais que visam a formação e o aperfeiçoamento dos professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental na rede pública de ensino. São eles: "Estudar Pra Valer!", que fortalece o aprendizado da Língua Portuguesa no Ensino Fundamental; "Entre na Roda", incentivo a leitura nas escolas e nas comunidades, e "Brincar", com resgate cultural de brincadeiras, garantindo o ato de brincar livre como direito da criança.

A viabilidade de implantação de um ou mais projetos do programa é analisada conjuntamente entre a Fundação Volkswagen e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) – responsável técnico pelo "Território Escola" -, atuando em parceria com as Secretarias de Educação e Cultura dos municípios beneficiados.

De acordo com Conceição Mirandola, diretora da Fundação Volkswagen, o fortalecimento desse trabalho em rede – iniciativa privada, sociedade civil organizada e poder público – proporciona o crescimento do programa e beneficia cada vez mais crianças e jovens brasileiros. "Por meio da ampliação do Território Escola, estamos investindo na melhoria da qualidade do ensino público e, consequentemente, no desenvolvimento do País", disse.

Posso ajudar?