Moradores da Vila Flórida reclamam da falta de infraestrutura na rua Juquitiba e apontam para um problema recente na via, a erosão das margens de um córrego que tem se agravado com as chuvas de Verão. Além disso, a falta de pavimentação e a convivência com ratos, insetos e mato alto também são tidos como apuros pela população.
Para Hamilton da Silva, 42 anos, a canalização do córrego seria o ideal. "Essa é a promessa que temos desde que compramos os lotes e resolveria a questão das enchentes, erosão e diminuiria o risco de acidentes com as crianças, já que não existem grades de proteção aqui", disse. A via, que fica a menos de um quilômetro do Paço Municipal, conta com muro de arrimo e grades apenas nos dez primeiros metros.
Os próprios moradores tentam conservar a rua tapando buracos e contendo a erosão com restos de materiais de construção. "Nós somos ignorados, daqui a pouco não temos mais rua para circular". Em maio de 2009 o Guarulhos Hoje publicou reportagem sobre os problemas da rua Juquitiba. Na época, a Proguaru informou que enviaria uma equipe para avaliar o local, mas os moradores garantem que essa visita nunca aconteceu.
Ao tentar conter a erosão do solo com material reciclável em frente a casa onde mora, a dona-de- casa Ana Maria Messias, 60, afirma ter sido multada no valor de R$3.800. "Algumas pessoas pensam que isso aqui é favela, mas não, temos escritura e pagamos por nosso terreno, se a Prefeitura não cuida, nós temos que cuidar", contou.
Em nota, a Secretaria de Obras informou que a demanda foi encaminhada para o setor competente.