Na cerimônia de posse do novo Secretário de Transportes e Trânsito, Atílio André, quem deu o tom foi o Prefeito Sebastião Almeida, com seu corriqueiro atraso. Com voz firme, garantiu que a Prefeitura não vai voltar atrás na implantação do novo sistema de transporte público, que trouxe junto o Bilhete Único. E ainda prometeu que sua equipe jurídica trabalhará incessantemente até que as liminares dos conquistadas por perueiros sejam cassadas e só operem ônibus e micro-ônibus na cidade.
"Guarulhos está atrasada no tempo, este mudança deveria ter acontecido há tempos. É uma vergonha a cidade ainda transportar passageiros em lotações", definiu. "Vamos ampliar a guerra porque o sistema tem que funcionar e bem. Não podemos mais usar este modelo selvagem que vivíamos, com lotações disputando passageiros como mercadoria, passando farol fechado…", completou.
Almeida reconheceu pendências no sistema novo como os atrasos nas viagens, a falta de informações aos passageiros e a existência de permissionários que não estão cumprindo os horários estabelecidos. Portanto, já irá se reunir com o novo secretário e os permissionários neste final de semana. "Vamos fiscalizar a atuação das cooperativas, desde o primeiro horário até o último, também nos finais de semana e, em especial, no domingo, quando temos uma frota menor do que imaginávamos", explicou Atílio.
O prefeito afirmou ainda que o Bilhete Único é apenas o início da reestruturação do sistema de transporte, que deve contar com corredores exclusivos de ônibus em grandes avenidas da cidade, sem citar nominalmente quais delas podem ser beneficiadas.