Cidades

Avança o número de atendimentos do Procon Itinerante

O aumento das demandas gira em torno de cerca de 40% em sua segunda edição

O projeto Procon Itinerante atendeu 289 consumidores guarulhenses em três pontos da cidade nesta quinta-feira: Centro, Cabuçu e Jardim Bela Vista. Um número 40% maior que na primeira edição do projeto, realizada em janeiro deste ano com 200 atendimentos. De acordo com o diretor do órgão, Jorge Wilson Gonçalves de Matos, a intenção do Procon é levar o serviço à população semanalmente com um ponto fixo no calçadão da Dom Pedro e mais duas tendas em diferentes pontos da cidade.

Com a presença de técnicos e advogados, os consumidores tiraram dúvidas e realizaram consultas gratuitas. "Tive meu nome protestado por uma escola de informática, mas não fiz nenhuma aula e não concordo com essa ação, por isso, fui orientada a ir até a Sede do Procon e abrir um processo administrativo contra a empresa", disse a divulgadora Paula Marcos, 25 anos.

Jorge Wilson informou também que com o projeto itinerante, o Procon busca esclarecer que o consumidor não encontra dificuldade ao procurar ajuda caso se sinta lesado. "Estamos aqui para mostrar que eles têm facilidade no acesso à informação e que, mesmo nos pontos fixos, a população tem um atendimento rápido, em torno de 15 minutos". O Procon conta com quatro unidades nos bairros Centro, Cumbica, São João e Pimentas.

A vendedora autônoma Gilmara Alves de Carvalho, 35, procurou auxílio na tenda do calçadão da Dom Pedro por conta de um seguro que paga à concessionária de energia há cinco anos. "Pago um valor mensal e a Bandeirante Energia não quer custear o conserto de um computador que queimou com uma descarga elétrica", relatou.

Orientada pela equipe de plantão, Gilmara deixará de pagar o seguro e irá recorrer até a última instância para reaver o dinheiro investido no conserto do eletrônico. "Eles me disseram que, mesmo sem pagar seguro, eu tenho direito a ser ressarcida em casos como o meu. Vou ao Procon do São João com a nota fiscal do conserto e ir até o fim para ter meu dinheiro".

 

 

Posso ajudar?