Cidades

STT cria grupo de trabalho para definir critérios para ampliação da frota de táxis na cidade

De acordo com Americano, a criação do grupo para que os critérios e os prazos sejam pontuados foi vista com satisfação pelos taxistas

Para estabelecer os critérios para o aumento da frota de táxis na cidade, regulamentada por meio da Lei nº 6799/11, de autoria do vereador Edmilson Americano (PHS), a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (STT) estabeleceu a criação de um grupo de trabalho, formado por representantes do Sindicato dos Taxistas Autônomos de Guarulhos e trabalhadores da categoria.

A lei, que já provocou muita polêmica antes de sua aprovação na Câmara de Vereadores, prevê que a frota seja acrescida de 133 veículos no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em Cumbica, e 38 nas ruas da cidade. De acordo com Americano, a criação do grupo para que os critérios e os prazos sejam pontuados foi vista com satisfação pelos taxistas.

"Todos temiam que as normas fossem estabelecidas sem a consulta à classe, que poderia sair prejudicada", disse. O parlamentar estipula que a lei seja aplicada em meados de maio, uma vez que as discussões no grupo devem levar cerca de 30 dias e, posteriormente, outros tramites devem ocorrer.

Antes da chegada dos novos táxis à frota, a Guarucoop pretende ainda oferecer treinamentos aos motoristas com palestras de direção defensiva, boas maneiras, entre outros assuntos.

Legislação – Ao mencionar a criação da lei, Americano comenta que até então só eram publicados decretos para as mudanças nas frotas. "Se fazia necessária a lei para que houvesse uma discussão em torno da mudança".

Ele menciona os problemas gerados na categoria com a quantidade de alvarás liberados pela Prefeitura na década de 1980, quando o aeroporto foi inaugurado. "Eram 160 táxis e, após o plano cruzado, outros 600 foram liberados. Isso representa um número muito elevado, principalmente para a época".

1.303 veículos atendem população local e Aeroporto

De acordo com o presidente do Sindicato, Robson de Jesus Xavier, atualmente a frota do aeroporto é de 653 alvarás e 650 na cidade, sendo que existem em média dois motoristas para cada veículo. Para Xavier, o grupo é uma demonstração de transparência da STT. Quando à frota de táxis no município ele diz, "o serviço de táxis de Guarulhos é um dos melhores no Estado de São Paulo".

Posso ajudar?