Cidades

Falta de atualizações em Telecentros geram críticas dos usuários

Secretaria do Trabalho promete, até o próximo dia 28, novos equipamentos e mobiliário

Guarulhos tem projetos que visam reformas e instalações de telecentros aprovados pelo Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades – Telecentros Br. Para a população de diversos bairros que contam com o recurso, os telecentros estão defasados, por isso a parceria se faz mais que necessária.

Para a estudante Thainá Nascimento, 16 anos, o telecentro da Vila Augusta, localizado na Secretaria Municipal do Trabalho, carece de melhorias em sua infraestrutura. "Os computadores são muito lentos e seria necessário aumentar o número de máquinas também". No telecentro do Pimentas, as queixas não são diferentes. "Os computadores são defasados. Eu costumava utilizar um telecentro na zona leste da Capital e considero bem melhor. A Prefeitura de Guarulhos precisa mesmo investir na cidade", disse o promotor de vendas Wendell Soares, 26.

O município ficou entre os 63 selecionados dos mais de mil que apresentaram projetos ao Governo Federal. De acordo com a Secretaria do Trabalho, até o próximo dia 28, os oito telecentros da cidade receberão novos equipamentos e mobiliário. Já os novos, que serão sete, devem ser instalados até julho. Os telecentros serão coordenados pelos de Ciência e Tecnologia, das Comunicações e Planejamento.

De acordo com a Pasta, todos os telecentros utilizarão software livre e receberão do Programa dez computadores novos, um servidor, uma impressora laser, projetor multimídia, 12 mesas, 12 cadeiras, antena via satélite para conexão com a internet e webcam para o monitoramento do espaço. Haverá também formação para agentes de inclusão digital que atuarão nos telecentros. Estes receberão bolsa de R$ 483 mensais.

Posso ajudar?