A Prefeitura de Guarulhos deve iniciar este mês a inscrição de diversos projetos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – Mobilidade Grandes Cidades, lançado ontem, em Brasília. Segundo o prefeito Sebastião Almeida, que participou da solenidade, pelas características territoriais, econômicas e populacionais, a cidade tem potencial para receber até R$ 430 milhões para obras de infraestrutura de transporte público.
Almeida, em entrevista ao Guarulhos Hoje, por telefone, frisou que o valor não é suficiente para atender as necessidades da cidade no setor, mas poderá contribuir para que algumas prioridades sejam executadas. "Em 2010 protocolamos uma série de projetos, visando a construção de terminais, corredores, alargamento de vias e obras que possibilitassem mais fluidez no trânsito. O resumo dessas intervenções demandaria recursos na ordem de R$ 1 bilhão, portanto sabemos que estamos trabalhando com projetos a longo prazo", explicou o prefeito.
De acordo com Almeida, um dos projetos que deve ser apresentado ao Governo Federal diz respeito a obras que possibilitem o alargamento de vias ou construção de corredores que permitam a ligação e facilidade no acesso ao Aeroporto Internacional. "A presidente Dilma (Rousseff) deixou claro que as cidades que apresentarem projetos neste sentido terão atenção especial. No entanto, não podemos adiantar nada de mais concreto, porque a elaboração do projeto depende de análises técnicas", adiantou.
Após o lançamento do PAC Mobilidade, Almeida se reuniu com o ministro das Cidades, Mário Negromonte, e enfatizou a importância dos recursos para o desenvolvimento no setor de mobilidade urbana. "Todos os projetos do PAC novo passam por esse ministério, para avaliação técnica. Meu papel foi reforçar a necessidade de recebermos essa verba, principalmente pela proximidade de eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas", disse o prefeito, afirmando que está otimista com a possibilidade de a cidade ser contemplada com recursos do programa.